Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

MEC prepara mudanças nas avaliações de estudantes da área da saúde; entenda

No caso de futuros médicos, será examinado o que estão aprendendo nos atendimentos em postos de saúde, ambulatórios, maternidades e hospitais
08 abr 2025 às 08:24
Por: Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Educação prepara mudanças nas avaliações dos cursos das áreas de saúde nas universidades. A ideia, a partir do ano que vem, é tornar mais rigorosa a análise da formação prática dos alunos. 


Atualmente, as avaliações feitas pelo Inep, ligado ao Ministério da Educação, são praticamente as mesmas para todos os cursos, como direito, por exemplo. Agora, o MEC prepara um novo modelo para fiscalizar cursos da área de saúde no país. 


No caso de futuros médicos, será examinado o que estão aprendendo nos atendimentos em postos de saúde, ambulatórios, maternidades e hospitais, e como é feita a supervisão de professores. A base das novas diretrizes deve ser colocada em consulta pública até o fim deste semestre. 


“Para o Conselho Federal de Medicina, qualquer iniciativa que vise a qualificação dos cursos, mas com consequências aqueles cursos que não se adaptam, são bem-vindas. Porque o que acontece hoje? Os cursos são repreendidos, não se adaptam e continua tudo como está”, disse Alcindo Cerci Neto, Coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM. 


Há um mês, a Vitória direcionou a carreira para se aprofundar em clínica geral. Serão dois anos ganhando uma bolsa de cerca de R$ 4 mil, valor correspondente a um terço do que ela poderia receber se fosse trabalhar em um hospital sem fazer residência médica. 

Outras notícias

PRF prende homem com quase 200 kg de maconha no carro em estrada

Ozivy: caneta emagrecedora brasileira começa a ser vendida; veja preço

Ônibus com time de basquete capota e deixa ao menos 7 mortos


“Tenho colegas que resolvem ir direto para fazer um pé de meia e só depois vão se especializar”, disse. 


A residência médica é um curso de pós-graduação para que o recém-formado se qualifique em uma área da profissão. Em todo o país, são cerca de 70 mil vagas. Mas 20 mil delas não são preenchidas. O resultado disso é muito médico trabalhando sem especialização. 


A Academia Nacional de Medicina estima que 40% dos profissionais não tenham residência. 

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Veja o que se sabe sobre a colisão de helicópteros que matou seis no Rio

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Helicópteros que colidiram no ar estavam em situação regular, diz Anac

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

Brasil e mundo

Mulher morre ao ser jogada sem cordas durante salto de rope jump em Limeira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.