Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Morre o fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos

Fotojornalista faleceu em Paris, na França; mineiro deixa dois filhos e a esposa, Lélia Salgado
23 mai 2025 às 13:54
Por: Band
Divulgação/Agência Brasil

Morreu aos 81 anos o fotojornalista Sebastião Salgado. A morte foi confirmada pela jornalista Sonia Blota, correspondente da Band em Paris. Salgado morreu nesta sexta-feira (23), na casa onde morava, na capital da França. 


Sebastião Salgado deixa dois filhos e a esposa, Lélia, com quem era casado há 57 anos. Ele deixa um legado no fotojornalismo e na fotografia brasileira, com mais de 120 países visitados e diversos prêmios conquistados durante a carreira. 


Em nota, o Instituto Terra, ONG fundada por Sebastião e Lélia Salgado, lamentou a morte do fotógrafo. 

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade”, diz a nota. 


“Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar”, conclui a nota. 

Outras notícias

Sistema da Defesa Civil é suspenso após invasão e disparo falso

Sisu+: inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre terminam hoje

'Neymar é o primeiro convocado home office do mundo', brinca Lula


O artista enfrentava problemas relacionados a uma infecção por malária desde os anos 90. Ele retratava e documentava as histórias mais impactantes do nosso tempo, como refugiados, comunidade indígenas, paisagens e sempre em preto e branco. 


Em preto e branco, o estilo virou marca do fotógrafo. Para Sebastião Salgado, a ausência de cores permitia ao público interagir com a obra. Entre as obras que são destaques, tem até para cegos: o recém-lançado “Amazônia Touch”, com imagens em braile, além do recordista de vendas, “Gênesis”, de 2013, que revela aspectos da natureza pelo mundo e que vendeu 100 mil cópias. 


Relembre a carreira de Sebastião Salgado

Nascido em Aimoré, Minas Gerais, Sebastião Salgado se formou inicialmente em Economia na Universidade do Espírito Santo. Nos anos 70, Salgado se aproximou da fotografia como hobby. Mas, em 1973, ele começou a carreira como fotógrafo profissional em agências de Paris, como fotojornalista. 


Sebastião Salgado trabalhou também no jornal New York Times e, em 1986, publicou o primeiro livro de fotografias: “Outras Américas”. Em 1986, o fotógrafo registrou o trabalho de mineradores em Serra Pelada, no Pará, a maior mina de ouro a céu aberta na época. Em 1994, Salgado criou a empresa “Amazonas Imagens”, para gerenciar os trabalhos fotográficos. 


No cinema, Sebastião Salgado lançou o documentário “O Sal da Terra”, produzido ao lado do filho Juliano Salgado e o fotógrafo Wim Wenders. A obra chegou a ser indicada na categoria de Melhor Documentário do Oscar de 2015. 


Sebastião também é fundador do Instituto Terra, uma ONG para recuperar a Mata Atlântica e as nascentes da região onde ele nasceu. 

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Jovem descobre furto de nudes por funcionário de loja

Brasil e mundo
Imagem de destaque

STF anula absolvição de réu do caso Mariana Ferrer

Brasil e mundo

Jornalista é demitida após anunciar falsa morte do pai de Messi

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 42 milhões

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motorista ligado a facção é preso com R$ 200 mil em Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina garante recursos para construção de duas novas UBSs

Cidade
Londrina e região

Atraso salarial mobiliza paralisação de vigilantes em Londrina

Tarobá Notícias
Londrina e região

Cavalo é atropelado na zona norte e motorista foge do local

Cidade
Londrina e região

Motorista bate Kombi sem freio em poste e evita tragédia

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 18 | Os Desafios da Carreira Independente | Anágela Cantora

Sem Cerimônia | EP 7 | Os Cuidados Antes e Depois da Cirurgia | Amanda Luz

Podcast O Construtor| EP 8 | Tecnologia e Conforto Inteligente com a Wi House | Glauber Correia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.