Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Operadoras são multadas por conta de propaganda enganosa sobre 5G

23 jul 2024 às 15:57
Por: Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) aplicou multas às operadoras de telefonia Oi, Vivo e TIM por propaganda enganosa. Segundo o órgão, as empresas falharam na prestação de informações corretas, claras, precisas e ostensivas em mensagens publicitárias que induziram os consumidores ao erro, por não informarem com clareza e adequação as limitações das tecnologias conhecidas como DSS (Dynamic Spectrum Sharing) e refarming.


Em processo administrativo, a TIM foi multada em R$ 2 milhões por violação às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Para a Vivo, a multa será de R$ 1,46 milhão e, para a Oi, de R$ 1,33 milhão. Os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). 


Segundo a Senacon, os consumidores foram induzidos ao erro ao acreditar que já poderiam usufruir da tecnologia de quinta geração no Brasil. Na realidade, o serviço anunciado era uma versão inferior, que permite o uso das redes 4G de forma mais próxima ao 5G, mas ainda com limitações comparado ao 5G chamado standalone. Em maio deste ano, a Senacon também impôs uma multa de R$ 922,8 mil à empresa Claro pela mesma prática. 


"As empresas anunciaram a tecnologia 5G sem informar adequadamente que se tratava da versão 'non standalone', dependente das tecnologias DSS ou refarming, sem antenas próprias e equipamentos dedicados”, esclarece o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.


As operadoras ainda podem recorrer administrativamente da decisão. Se renunciarem ao direito de recorrer, terão um desconto de 25% no valor da multa aplicada. 

Outras notícias

Trump anuncia operação contra líder do grupo criminoso Tren de Aragua

Programa contra crime organizado causa R$ 1,6 bi de prejuízo a facções

Guarda Revolucionária põe Irã rumo à ditadura militar, diz especialista


A Vivo informou à Agência Brasil que não comenta decisões administrativas em curso. A Oi e a TIM ainda não se manifestaram. 

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Quem é Marisol Olmedo, musa sucessora de Larissa Riquelme na Copa

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Paquistão confirma texto final de acordo entre EUA e Irã

Brasil e mundo

Meta diz que ativou mapa de localização por engano no Brasil

Brasil e mundo

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta na página do participante

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anuncia novo secretário de Obras

Cidade
Londrina e região

Passagem metropolitana fica mais cara na região a partir de segunda

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.