O Instituto Butantan iniciou a entrega das primeiras vacinas contra a dengue ao Ministério da Saúde. O primeiro lote é composto por 300 mil doses. A vacina Butantan-DV será a primeira do mundo oferecida em dose única. Capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Os ensaios clínicos, publicados na revista científica The Lancet Infectious Diseases, mostram o acompanhamento de 16.235 participantes e indicam que o imunizante do Butantan demonstrou eficácia e segurança em pessoas de 2 a 59 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras doses serão destinadas a profissionais da atenção primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares.
Até o fim de janeiro de 2026, mais 1 milhão de doses devem ser entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Qdenga
A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.
A vacina está indicada para indivíduos de 4 e 60 anos. A administração da vacina Qdenga é feita por via subcutânea, em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.