Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Quase 70% das vítimas de feminicídio foram mortas dentro de casa em SP

Crimes no estado cresceram 10% em relação ao ano passado
06 ago 2024 às 09:14
Por: Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/USP

Nos primeiros seis meses do ano, quase 70% das mortes de mulheres por feminicídio ocorreram dentro de casa em São Paulo. O dado faz parte de levantamento do Instituto Sou da Paz, que analisou 124 casos no período.


O número de vítimas cresceu cerca de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 114 casos.


Segundo o instituto, a maior parte dos crimes é motivado por separação.


O Sou da Paz aponta ainda que o aumento de casos foi o constatado depois do anúncio de cortes, em 2023, no orçamento das delegacias de defesa das mulheres.


"O fato é que os feminicídios estão aumentando. Ao invés de ter um corte nesse orçamento, a gente precisava ter um aumento do investimento para abrir mais delegacias, que funcionem aos fins de semana, no período noturno, quando há maior vitimização de mulheres", destaca a pesquisadora do instituto, Natália Pollachi. 

Outras notícias

Trump anuncia operação contra líder do grupo criminoso Tren de Aragua

Programa contra crime organizado causa R$ 1,6 bi de prejuízo a facções

Guarda Revolucionária põe Irã rumo à ditadura militar, diz especialista


A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou, em nota, que o combate à violência contra a mulher é uma das prioridades. E citou a ampliação dos canais para comunicação deste tipo de crime no estado, como a expansão das Salas de Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento 24 horas por dia em plantões policiais.


De acordo com a secretaria, é feito o monitoramento dos acusados de violência doméstica por meio de tornozeleira eletrônica após a audiência de custódia. Dos monitorados, 30 foram presos por terem se aproximado da vítima.


As vítimas de violência doméstica podem denunciar pelo aplicativo SP Mulher e a Cabine Lilás, um espaço exclusivo dentro do Centro de Operações da Polícia Militar.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Quem é Marisol Olmedo, musa sucessora de Larissa Riquelme na Copa

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Paquistão confirma texto final de acordo entre EUA e Irã

Brasil e mundo

Meta diz que ativou mapa de localização por engano no Brasil

Brasil e mundo

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta na página do participante

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anuncia novo secretário de Obras

Cidade
Londrina e região

Acúmulo de lixo no Centro preocupa o comércio de Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.