Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo

Quatro baleias-jubarte são encontradas mortas no Litoral Norte de SP

11 jul 2024 às 15:48
Por: Band
Divulgação/Instituto Argonauta

Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas, nas últimas semanas, no Litoral Norte de São Paulo. O balanço foi divulgado pelo Instituto Argonauta na manhã desta quinta-feira (11). 


De acordo com as informações do Instituto Argonauta, três baleias foram registradas em São Sebastião, nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. E uma carcaça de baleia foi avistada por pescadores na região da praia da Picinguaba, em Ubatuba. 


Com esses registros, sobe para seis o número de ocorrências de baleias-jubartes encontradas mortas nos últimos meses na região. O Instituto informou que apesar do estado avançado de decomposição que se encontravam, foi possível observar que se tratava de baleias-jubarte juvenis, porém, não foi possível identificar a causa da morte destes animais. 


Baleias-jubartes


As baleias-jubartes são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. São animais migratórios, que anualmente percorrem grandes distâncias ao longo da costa brasileira, no outono, e no inverno migram sentido ao nordeste do Brasil para reprodução, dar à luz e alimentar seus filhotes. É nessa época que cruzam o litoral paulista, aumentando os avistamentos em nossos mares. 

Outras notícias

Trump anuncia operação contra líder do grupo criminoso Tren de Aragua

Programa contra crime organizado causa R$ 1,6 bi de prejuízo a facções

Guarda Revolucionária põe Irã rumo à ditadura militar, diz especialista


Durante o verão, retornam para os mares antárticos para se alimentarem. Recentemente o número de indivíduos da espécie aumentou, e elas saíram da lista de ameaçadas de extinção. A manutenção deste status depende da conservação dos oceanos e do habitat.


Sobre o Instituto Argonauta 


O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). 


O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. 


O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Quem é Marisol Olmedo, musa sucessora de Larissa Riquelme na Copa

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Paquistão confirma texto final de acordo entre EUA e Irã

Brasil e mundo

Meta diz que ativou mapa de localização por engano no Brasil

Brasil e mundo

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta na página do participante

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Acúmulo de lixo no Centro preocupa o comércio de Londrina

Cidade
Londrina e região

Batida no cruzamento das Ruas Paranaguá e Alagoas deixa um ferido

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.