A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Dois casos estão em São Pedro da Aldeia, e um caso em Cabo Frio, Niterói e São João de Meriti. De 18 casos investigados, 13 foram descartados.
Até o momento, nenhum caso foi confirmado, mas a secretaria alerta para a necessidade de atenção ao consumo de bebidas alcoólicas. O metanol é um solvente industrial extremamente tóxico, que pode causar cegueira ou morte quando ingerido.
A orientação é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente destiladas, e evitar produtos de origem duvidosa, caseiros ou sem rotulagem adequada. Falsificações podem apresentar preço baixo, impurezas ou corpos estranhos no líquido.
Em caso de sintomas de intoxicação, como visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese, é recomendada procura imediata por atendimento médico. Para orientação especializada, a população pode contatar:
-
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
-
CIATox da sua cidade
-
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
A SES-RJ reforça que a rapidez no atendimento e identificação da intoxicação é essencial para reduzir riscos graves e evitar óbitos.