Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil
Brasil

Anvisa aprova regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

Regulamentação cumpre decisão do STJ e estabelece critérios para cultivo, pesquisa e atuação de associações de pacientes
28 jan 2026 às 17:26
Por: Band
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (28), as regras que regulamentam a produção de cannabis para fins medicinais e farmacológicos no Brasil. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada e atende a uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que exigia a normatização do cultivo da planta com uso exclusivamente terapêutico.

Com a aprovação, a Anvisa revisa a Resolução nº 327/2019 e passa a estabelecer critérios específicos para o plantio, a pesquisa científica, a fabricação de insumos e a atuação de associações de pacientes. As normas entram em vigor na data de publicação no Diário Oficial da União e terão validade inicial de seis meses.

A regulamentação autoriza o cultivo apenas por pessoas jurídicas previamente habilitadas, mediante inspeção sanitária e cumprimento de requisitos rigorosos de segurança. Entre as exigências estão monitoramento por câmeras 24 horas, controle de acesso às áreas de plantio e georreferenciamento das lavouras.


O texto aprovado também limita a produção a plantas com teor de tetrahidrocanabinol (THC) igual ou inferior a 0,3%, percentual que não produz efeitos entorpecentes. A medida está alinhada às diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes.


Outro ponto previsto é a possibilidade de produção sem fins lucrativos por associações de pacientes. Nesse caso, a Anvisa prevê a realização de chamamento público para avaliar a viabilidade do modelo em pequena escala, fora do sistema industrial tradicional.


Segundo a agência, entre 2015 e 2025, foram concedidas mais de 660 mil autorizações individuais para importação desses produtos, além de 49 medicamentos aprovados e disponíveis em farmácias.

Atualmente, cerca de 500 decisões judiciais autorizam o cultivo de cannabis por pessoas físicas ou jurídicas, e ao menos cinco estados brasileiros já possuem leis que permitem o plantio para fins medicinais.

Outras notícias

Após debates, Lula dá 5,4% de reajuste no piso dos professores

Argentina acusada de racismo no Rio coloca tornozeleira eletrônica

Brasil tem mais de 365 mil pessoas em situação de rua, diz estudo; SP lidera


A aprovação das regras encerra um processo iniciado após decisão do STJ, em novembro de 2024, que entendeu que a Lei de Drogas não se aplica a espécies de cannabis com baixo teor de THC. À época, o tribunal determinou que o poder público regulamentasse desde a importação de sementes até a produção e a comercialização desses produtos.


O prazo inicial de seis meses para a regulamentação venceu em setembro de 2025 e foi prorrogado após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo a Anvisa, o período foi utilizado para consultas públicas, elaboração de estudos técnicos e definição dos mecanismos de fiscalização.


A estimativa da agência é que mais de 670 mil pessoas utilizem atualmente produtos à base de cannabis no Brasil, com acesso predominantemente por via judicial.

*Com informações da Agência Brasil.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Brasil
Imagem de destaque

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Brasil

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega

Brasil

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.