Estão abertas até 6 de julho as inscrições para as oficinas e cursos do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que será realizado entre os dias 9 e 16 do mês que vem. No total, serão oferecidos 28 cursos, abordando teoria e prática e envolvendo instrumentos e vocais nos mais diferentes estilos e estéticas. Em média, cerca de 30 pessoas devem participar de cada curso, e os valores de inscrição vão de R$ 30 a R$ 60, a depender da carga horária da atividade. Ao fim de cada oficina, será oferecido certificado de participação.
Para conferir a programação completa de oficinas e cursos e acessar o formulário de inscrição, basta acessar o site do FIML no endereço www.fiml.art.br. A 43ª edição do festival será realizada em formato presencial, na sede do Colégio Hugo Simas (Rua Pio XII, 195), Associação Médica de Londrina (Avenida Harry Prochet, 1.055), Colégio Aplicação (Rua Piauí, 720) e Cultural Hall (Rua Professor João Cândido,1.156). O evento conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O festival também oferece ações abertas e gratuitas, incluindo atividades de coro, vivência sobre a música nordestina, concertos na associação médica e atividades de rua realizadas no Calçadão. Nesta linha social, também farão parte da programação o Encontro Nacional de Orquestras Sociais e o Encontro dos Gestores de Projetos Sociais.
Uma das atrações dessa edição será o Palco Pedagógico, atividade que já se tornou marca do festival. Esse evento é como uma celebração, em que os músicos são preparados para estar no palco sem enfrentar um ambiente de competição. Dessa forma, é promovida uma atmosfera coletiva, em que as pessoas que têm facilidade em estar no palco ajudam as outras. Como resultado, os participantes se tornam profissionais mais preparados, sabendo lidar com a vergonha, medo e inseguranças.