A Defesa Civil de Francisco Beltrão divulgou dados sobre os atendimentos realizados após as fortes chuvas que atingiram a região sudoeste do Paraná.
Conforme dados da Defesa Civil, foram 10 municípios da área de abrangência atingidos, com 9.648 pessoas afetadas, 740 desalojados e 125 pessoas desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil, há situação de emergência em Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Ampére e Boa Esperança do Iguaçu.
Balanço por cidade:
Ampére: um abrigo acionado, aproximadamente 50 pessoas desabrigadas recebendo auxílio da Assistência Social, aproximadamente 40 desalojados (foram para casa de parentes) e cerca de 200 pessoas afetaas diretamente pelo desastre. O município sinalizou que irá decretar Situação de Emergência.
Boa Esperança do Iguaçu: 44 residências destruídas às margens do rio, com 09 desabrigados e 164 desalojados no município. Município sinalizou intenção de decretar Situação de Emergência para que o município receba apoio complementar Estadual e Federal.
Capanema: relatado danos em estradas, bueiros e vias de acesso e pontes bloqueadas devido a elevação de rios. Até o momento sem famílias desabrigadas ou desalojadas.
Dois Vizinhos: corpo de Bombeiros e COMPDEC realizaram inúmeros atendimentos, segundo relato da COMPDEC mais de 1.500 famílias afetadas pelo alagamento (cerca de 6.000 pessoas),
com desalojados e desabrigados sendo atendidos em 05 abrigos. Administração municipal já iniciou processo de Situação de Emergência e solicitação de ajuda humanitária ao Estado.
Francisco Beltrão: Três ocorrências de deslizamento atendidas pela Defesa Civil Municipal. Distribuição de lonas pelo CBMPR e equipe de prontidão realizou 02 retiradas de pessoas ilhadas no bairro Marrecas. O abrigo do Centro Comunitário do bairro Cristo Rei está recebendo os desabrigados e na noite do dia 28 a 29 de outubro cerca de 90 pessoas pernoitaram no abrigo. Rio Marrecas está, às 09h do dia 29/10, 06 metros acima do leito normal, o que causa o represamento do Rio Lonqueador, Córrego Progresso e outros, ocasionando alagamento em residências.
Santa Izabel do Oeste: aproximadamente 500 famílias afetadas no município, 16 pessoas desabrigadas e o restante em residência de familiares. PBC de Realeza e CBMPR de Capanema atuou em apoio na retirada de famílias ilhadas. Município deve decretar Situação de Emergência.
Salto do Lontra: 95 casas alagadas em Salto do Lontra, com 20 desabrigados. Município sinalizou intenção de decretar Situação de Emergência.