No dia 13 de maio, segunda-feira, o Museu de Arte de Londrina completa 31 anos desde sua inauguração e receberá o público para um abraço comemorativo em seu pátio. A atividade terá início às 10h na Rua Sergipe, 640, Centro, e é realizada com o objetivo de celebrar a trajetória da instituição. Além disso, marca o início da programação local da 22ª Semana Nacional dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e com o Movimento pela Paz e Não-Violência “Londrina Pazeando”. Também tem apoio do Museu Histórico de Londrina e do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Sesc Londrina Cadeião e do Museu da Sociedade Rural do Paraná.
De acordo com a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luísa Alves Fontenelle, o abraço comemora a trajetória de mais de três décadas do Museu de Arte, bem como sua contribuição para a cidade. “É um espaço que realiza exposições de obras de seu acervo e sedia mostras de artistas e coletivos, além de receber e ofertar atividades formativas e de fruição cultural e artística. A intenção é realmente comemorar esse momento e reunir grupos, instituições e demais interessados”, disse.
Fontenelle ainda destacou que o museu foi criado em 1993, após um processo de debates realizado entre diferentes atores sociais, como artistas, instituições e agentes políticos, que decidiram que o espaço do antigo Terminal Rodoviário de Londrina deveria abrigar um museu de arte. “Essa foi uma discussão, uma escolha das pessoas que representavam naquele momento diferentes segmentos da sociedade. O espaço sempre recebeu propostas expositivas de artistas e coletivos não só daqui da cidade, mas de outros cantos do Brasil e de fora. O fato do Museu abrigar e realizar exposições, eventos e atividades formativas, o coloca como um espaço voltado para a população, para que as pessoas tenham a oportunidade de desfrutar de arte e cultura e ter experiências de troca”.
O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, explicou que está organizando o Primeiro Abraço pela Paz do Museu de Arte em conjunto com o Museu. “A gente sempre faz esse tipo de evento. As pessoas vão dar as mãos, vão se juntar e vamos fazer o grito de paz ou levante pela paz, aquela atividade que já é conhecida de muitos londrinenses, para desejar paz para a cidade e para o Museu. O evento é aberto e todos estão convidados a participar; estamos precisando muito disso em Londrina e no mundo, de abraços pela paz e não violência”, comentou Galhardi.
Também na segunda-feira (13), será aberta à visitação, no saguão do segundo andar da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635), uma exposição de fotografias e gravuras. As obras, que oferecem um panorama de múltiplos olhares sobre a cidade, fazem parte do acervo do Museu de Arte e reúnem o trabalho de cinco artistas: Walter Ney, Carlos Bozzeli, Filipe Branquinho, Paulo Menten e Wilton Mitsumiwa. A exposição poderá ser visitada até o dia 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.