O combate ao mosquito Aedes aegypti não para nem nas férias em Cascavel. A equipe de Educação em Saúde Ambiental está ativa com ações lúdicas em pontos estratégicos da cidade para garantir a conscientização das crianças sobre a importância de seguir com a eliminação de possíveis criadouros do vetor.
A atividade iniciou ontem (20) pelo Zoológico de Cascavel, e seguirá ao pelos próximos dias, com programação sempre às 14h, nesta quarta (21) no Zoo, quinta (22) no Complexo Esportivo Ciro Nardi, e na próxima terça-feira (27), novamente no Zoológico.
A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Clair Wagner, explica que o trabalho acontece diretamente com os pequenos. “Acontece em locais com circulação de pessoas, em especial crianças para realizar orientação e consciencialização, através de atividades lúdicas, brincadeiras de interação, com objetivo de chamar a atenção para os cuidados na proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya, zika vírus e febre Amarela”, detalha.
VISTORIAS
O Município está atento nesta luta. O Controle de Endemias, realiza diariamente vistorias nas residências dos cascavelenses. Somente no ano passado foram mais de 400 mil. Mas, o cuidado de cada cidadão, também é indispensável. A Secretaria de Saúde recomenda a faxina semanal.
Conforme o informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, que reúne dados do calendário epidemiológico 2025, Cascavel registrou 384 casos confirmados de dengue e 2.349 casos positivos de chikungunya ano passado.
Por isso, fique ligado no check-list abaixo. Envolva toda a família nesta guerra contra o mosquito:
- Coloque areia até a borda nos pratinhos dos vasos de planta.
- Vire garrafas de cabeça para baixo.
- Mantenha a caixa de água limpa e tampada.
- Guarde pneus em locais secos e cobertos.
- Não jogue lixo na rua e terrenos baldios.
- Mantenha as lixeiras sempre tampadas.
- Sempre limpe bandejas de climatizadores e geladeiras.
- Lave os potes e bebedouros de animais.
- Sempre limpe lajes e calhas para não acumular água da chuva.
- Mantenha os ralos sem uso sempre tampados.
- Mantenha os vasos sanitários sempre tampados.
- Use cloro e mantenha sempre a manutenção de piscinas.