Capoeira inclusiva, brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e piquenique. Todas essas atividades foram realizadas hoje, dia 7 à tarde, na Cetea (Clínica Escola do Espectro Autista de Cascavel).
A festa foi idealizada para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em todo o país no dia 12 de outubro.
"Hoje é um dia especial. Reunimos pais e voluntários aqui na Cetea, que é o coração da nossa rede municipal. Amamos todas as escolas, mas esta é especial porque temos aqui um tratamento dedicado a essas crianças. Aqui cuidamos da saúde e da educação das crianças", disse o prefeito Leonaldo Paranhos, que também participou da festa em celebração ao Dia da Criança na Clínica Escola do Espectro do Transtorno Autista de Cascavel.
Outra grande atração da festa realizada na Cetea de Cascavel foi a pintura facial e a presença de cães adestrados de várias raças. Os pets chamaram a atenção dos pequenos, que interagiram o tempo todo com os animais. "Somos voluntários em instituições para fazer essa interação com as crianças e idosos. Nossos pets ajudam na socialização, no toque e na autoconfiança; eles foram treinados para estar em ambientes onde as crianças ou idosos possam interagir de forma segura com eles", disse o adestrador João Paulo de Freitas.
A coordenadora da clínica, Glaci Vasatta, destaca que a festa antecipada do Dia das Crianças reuniu pais e filhos em uma tarde divertida e de muito aprendizado. "Gostamos de reunir a família e aproximar a criança e a família com ações como esta".
Cetea
A Clínica Escola tem hoje 63 alunos matriculados e 471 pacientes e oferece gratuitamente atendimentos nas áreas de psiquiatria, neurologia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ABA e Denver.
"Hoje estamos celebrando a vida, a infância e os avanços que nossas crianças conquistam a cada dia", afirmou a gerente da divisão de saúde mental do município, Ana Carolina do Nascimento.
Para a pequena Eva Kirchein, o dia foi muito especial. Junto com a família, ela aproveitou todos os brinquedos. "Me diverti muito", disse a pequena.
Para o pai, James Kirchein, ver a filha feliz é o mais importante. "Ela está se divertindo muito, gosta de vir para a Cetea, e somos muito bem atendidos aqui".