A Secretaria Municipal de Defesa Social em conjunto com a Polícia Penal do Paraná, promoveu nesta quinta-feira (22) uma visita técnica à carceragem da Penitenciária Estadual de Londrina I, localizada na região sul da cidade, para 60 alunos guardas municipais que estão em formação.
Divididos em duas turmas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a parte interna da unidade prisional. Conheceram como funciona o aparato de segurança que existe para evitar a entrada de itens suspeitos (sistema de raio-X corporal e escaneamento de objetos), e visualizaram o local onde ficam os detentos, inclusive o pátio de sol.
Após a visita à parte interna da penitenciária, os alunos guardas municipais participaram, juntamente com os integrantes do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal, de uma rápida instrução para reforçar os conhecimentos adquiridos sobre os equipamentos menos letais, spark, spray de pimenta, gás lacrimogênio entre outros produtos.
Lincoln Luciano da Costa, diretor do estabelecimento penal, avaliou positivamente a visita dos alunos. “É muito importante essa integração. Eles tiveram a oportunidade de ver como é a estrutura de um estabelecimento penal, como é o seu interior. Como são feitos os procedimentos de extração, de revista, estrutura de pátio, salas de aula. Isso é muito salutar para o convívio entre as forças, principalmente para aqueles que fazem o trabalho de rua. Aqui é o local para onde são encaminhadas as pessoas detidas durante as ocorrências da GM”, pontuou.