Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Alunos e professores com deficiência visual recebem óculos inteligente

22 mar 2024 às 21:50
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato / Arquivo N.Com

Para atender da melhor forma as necessidades específicas de cada estudante da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, na próxima segunda (25), às 18h30, a entrega dos Dispositivos de Tecnologia Assistiva: Óculos OrCam MyEye 2 para 44 estudantes e três professores, com cegueira ou baixa visão, totalizando 47 dispositivos.


A iniciativa, pensada para possibilitar um aprendizado cada vez mais inclusivo, irá contemplar alunos de 36 unidades escolares, entre Centros de Educação Infantil (CEIs) Filantrópicos, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais. A entrega dos óculos será realizada no auditório do Complexo EDUCA, prédio da antiga faculdade Positivo, localizado na rua Prefeito Faria Lima, 400, região oeste.


O investimento feito pela Prefeitura de Londrina, por meio da SME é, de R$ 866.279,00 – sendo o valor individual dos óculos de R$ 17.325,58. Após a entrega simbólica, na segunda-feira (25), os estudantes receberão todas as orientações e equipamentos nas unidades escolares.


O óculos OrCam MyEye 2 permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo às informações disponíveis em tempo real, podendo funcionar totalmente offline. O dispositivo de tecnologia assistiva vestível, leve e discreto, é mais avançado para pessoas com deficiências visuais podendo ler textos, reconhecer rostos, identificar produtos e muito mais, apenas sendo acoplado às hastes de um óculos comum.


A partir do fácil manuseio, o tempo em sala de aula será otimizado e, com isso, os educadores podem focar em oferecer experiências de aprendizagem personalizadas, possibilitando melhores resultados. Para isso, tanto os professores quanto as famílias receberão um treinamento.

Outras notícias

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Homem que agrediu vendedora com celular em Ibiporã presta depoimento à Polícia Civil

Exposição “Escrita e Cura” com textos de mulheres londrinenses abre na quinta


De acordo com a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, a iniciativa de buscar esse recurso de tecnologia para os estudantes surgiu em meados de 2023, quando a equipe da Gerência de Educação Especial conheceu o recurso através de pesquisas na área. “Foram selecionados os estudantes matriculados na rede municipal de educação e que tem diagnóstico de cegueira e baixa visão, bem como professores que também possuem diagnóstico de cegueira”, informou.


O treinamento será feito com os professores que atendem esses estudantes, em grupos pequenos para que consigam tirar suas dúvidas com facilidade, sendo viabilizado pela própria empresa que ganhou a licitação dos óculos. “As famílias receberão um minitreinamento dado pela empresa no ato da entrega e, posteriormente, serão orientadas pelos próprios professores já treinados”, detalhou Sola.


Ainda segundo a gerente, os óculos serão recursos extremamente úteis, já que reconhece rostos, lê textos, identifica produtos, faz leitura de placas, oportunizando acessibilidade aos estudantes, otimizando o tempo e trazendo melhores resultados de aprendizagem.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina vota hoje projeto que aumenta número de cargos em meio a polêmicas

Cidade
Imagem de destaque

Resultado do Encceja 2025 atrasa e candidatos não conseguem acessar notas

Cidade

Prefeitura convida população e entidades para audiência pública sobre gestão de resíduos sólidos

Cidade

Aposentados e pensionistas têm 15 dias para realizar o recadastramento na Caixa Econômica

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Podcasts

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.