Um vídeo feito por moradores, mostra pessoas alimentando macacos em uma rua ao lado do Parque Arthur Thomas. Pelas imagens, o bando de animais parece acostumado a esse tipo de situação, que se tornou comum no entorno da mata.
Porém, o hábito de alimentar os animais silvestres, além de errado, pode prejudicar a saúde dos bichos. O problema tem sido recorrente em toda a área do parque. Pois muitas pessoas acreditam que os macacos saem do local por falta de alimento. Mas, na verdade, eles são atraídos pela facilidade da comida fornecida pelo público.
A administração do parque garante que não falta comida para os animais. Além de ações frutíferas, eles também recebem suplementação alimentar e são acompanhados por uma equipe da Uel (Universidade Estadual de Londrina). “Eles têm vindo aqui justamente para observar essa questão da alimentação. Eles vão elaborar um relatório com esses estudos para orientar como é a melhor forma de alimentar, suplementar e até de evitar que esses animais saiam do perímetro do parque”, explicou André Chen, secretário de Meio Ambiente.
A administração do parque alerta que os bichinhos, apesar da aparência dócil, são animais silvestres e com hábitos selvagens. Por isso as pessoas não devem tocá-los, evitando riscos.