A demora na convocação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Londrina tem gerado frustração entre os candidatos. Muitos esperam há mais de dois anos para serem chamados e assumirem os cargos.
Rodrigo Dias, professor de matemática, conta que sua trajetória profissional foi planejada com o objetivo de passar em um concurso público na área de segurança. Em 2022, ele fez o processo seletivo da Guarda Municipal e foi aprovado. Após passar pelas etapas do concurso e entregar toda a documentação na prefeitura, ainda não foi convocado para assumir o cargo. “Diariamente, eu entro na página da prefeitura para ver se saiu alguma novidade. A cada atualização, é um frio no coração. Já são quase dois anos e meio esperando”, desabafa.
O último concurso da Guarda Municipal de Londrina foi realizado em agosto de 2022, com mais de 8.900 candidatos de 18 estados participando. De acordo com a prefeitura, a seleção foi uma tentativa de amenizar a falta de guardas municipais na cidade. Criada em 2010, a Secretaria Municipal de Defesa Social planejava um efetivo de mil guardas, mas nunca alcançou esse número. Os 59 convocados no último concurso passaram por um curso de formação e começaram a atuar no segundo semestre de 2023, elevando o efetivo para quase 370 guardas. Em 2023, um novo processo foi aberto para convocar mais 158 aprovados que estão no cadastro de reserva, mas foi suspenso devido a questões financeiras relacionadas aos custos da contratação.
No ano passado, a prefeitura decidiu prorrogar a vigência do concurso por mais dois anos. Com isso, os aprovados podem ser convocados até setembro de 2026. O objetivo da administração municipal é ter mais tempo para novas contratações, aproveitando os candidatos aprovados, sem a necessidade de realizar uma nova seleção.
O analista de processos Leandro Alcântara, conta que estudou por dois anos para ser aprovado no concurso. Sempre sonhou em ser agente de segurança pública, mas agora teme que todo o esforço tenha sido em vão. “Pedimos para sentar com o prefeito e entender o que está acontecendo. O prazo está apertado e estamos preocupados com o risco de perder a aprovação”, lamenta.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Londrina para esclarecer a demora na convocação, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.