Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Aterro Sanitário de Cascavel tem acréscimo na vida útil e ainda produz energia com usina de biogás

O Aterro Sanitário de Cascavel, apenas de resíduo sólido urbano, ou seja, o lixo comum, recebe cerca de 320 toneladas todos os dias
28 jan 2025 às 18:50
Por: SECOM

O prefeito Renato Silva, esteve na tarde de hoje (28),  no Aterro Sanitário de Cascavel, acompanhado dos secretários do Meio Ambiente, Ailton Lima, da Comunicação, Beth Leal e de vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Thiago Almeida.


A visita ao aterro, que é considerado modelo de gestão e de destinação de resíduos, segundo o prefeito Renato Silva, “é um exemplo a ser seguido. Temos uma equipe comprometida que cumpre o seu dever, assim como todos nós, como cidadãos, temos que cumprir. O trabalho realizado por Cascavel é uma referência não só regional como nacional”. 


O Aterro Sanitário de Cascavel, apenas de resíduo sólido urbano, ou seja, o lixo comum, recebe cerca de 320 toneladas todos os dias. Além disso, recebe em média 50 toneladas de resíduos volumosos todos os meses. 

Outras notícias

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

PL quer obrigar Sanepar a detalhar interrupções e conceder descontos em Londrina

Ano desafiador, mas com saldo positivo: Dilvo Grolli avalia desempenho do agronegócio em 2025


O que equivale a aproximadamente 130 cargas, caminhões carregados de material, que são retirados na sua grande maioria de destinação incorreta, de fundos de vale e lotes baldios e do agendamento da coleta de volumosos, que é feita pela equipe da Secretaria de Meio ambiente.

"Nós temos um a usina em operação, aqui no Aterro Sanitário com uma produção de 300 kWh na usina de biogás e mensalmente produzimos 130 mil kWh/mês. Isso representa uma economia de R$ 100 mil, nas 64 unidades consumidoras que o Município está em processo de compensação, como praças e escolas”, explicou o engenheiro químico, Elmo Rowe Júnior.

A última célula teve sua operação iniciada em agosto de 2023 e a previsão é de que em no máximo seis meses esta será finalizada, sendo necessária abrir uma nova trincheira. “Temos todos os documentos ambientais necessários para a operação desse aterro e também seguimos todos os procedimentos ambientais necessários, que vão desde o processo de monitoração do nosso lençol freático, mas, principalmente, o tratamento e a gestão dos resíduos que para cá são trazidos. Todo o material que entra no Aterro Sanitário, segue por um processo de monitoramento desde a chegada até a sua destinação final, para que a gente tenha condição de dar uma destinação ambientalmente correta que esse resíduo merece”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lim
a.


Novo Aterro



O  processo para instalação de um novo local para o aterro já está em estudos e será conduzido de forma semelhante ao de 2010 com a desapropriação de uma área, depois de corrido todos os trâmites legais.
Existe um trabalho para elaborar o decreto de utilidade pública, avaliação, estudos preliminares de solo, tipologia de solo, lençol freático e encaixe de toda estrutura atual que o aterro possui desde 1995 com a próxima estrutura que vai ser construída.


 “Com todo trabalho de coleta seletiva que o município tem feito, a vida útil do aterro tem aumentado. A previsão em 2010 era que o aterro se findasse em 2022, mas o trabalho de coleta seletiva tem retardado este processo e os estudos apontam que a gente pode ter um acréscimo de seis anos de vida útil do nosso aterro com a coleta seletiva de lixo”,  explicou o engenheiro químico, Elmo Rowe Júnior.

O presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Almeida, acompanhado de vereadores, destacou o trabalho que é feito pela equipe que atua no Aterro Sanitário de Cascavel, que constantemente recebe visitas de comitivas de municípios paranaenses e de outros Estados da Federação para ver de perto como é feito o tratamento dos resíduos domiciliares. “Nós sabemos da preocupação tanto do prefeito, quanto a nossa como legislador, fiscalizador. Por isso, fizemos questão de acompanhar esta visita e ver de perto o trabalho que é feito aqui tanto no tratamento, recebimento dos resíduos quanto na produção do biogás”, finalizou o presidente da Câmara.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Em parceria com o Sindicato Rural, Senar forma turma no distrito de São João

Cidade
Imagem de destaque

Cachorrinha atacada por Pitbull na Gleba Palhano deve receber alta nesta sexta

Cidade

Londrina lidera em cirurgias eletivas após salto de 196% nos investimentos

Cidade

Investimento estratégico e confiança: Aeroporto de Londrina é motor de desenvolvimento regional

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade

Idoso de 63 anos é espancado a pauladas no Mister Thomas após tirar fotos de crianças

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.