Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Audiência pública debate obrigatoriedade de tela tapume ao redor de obras

07 nov 2023 às 10:31
Por: Assessoria de Imprensa

Na noite desta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizou audiência pública para apresentar e discutir o projeto de lei (PL) nº 228/2022, de autoria do vereador Roberto Fú (PDT). O projeto busca alterar o artigo 210 do Código de Posturas (lei municipal nº 11.468/2011), para tornar obrigatória a colocação de tela tapume em obras que apresentem escavações com mais de 30 centímetros de profundidade e sejam realizadas em áreas públicas. O evento foi coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo, composta pelos vereadores Nantes (PP), Jairo Tamura (PL), Giovani Mattos (PSC), Profª Sonia Gimenez (PSB) e Santão (PSC).


A tela tapume, também conhecida como cerquite, é uma medida de segurança que visa sinalizar e isolar áreas em obras que possam representar riscos para pedestres e animais. O vereador Roberto Fú argumenta que o uso desse tipo de delimitação é fundamental para prevenir acidentes e proporcionar segurança no espaço público. Na audiência desta segunda, o vereador apresentou vários vídeos feitos por ele diante de buracos sinalizados apenas com fitas zebradas ou sem sinalização e que permaneceram em vias públicas de Londrina por muitos dias, alguns por mais de um mês. “O cerquite tem que ser fixado com barras de ferro no chão”, reforçou.



Posicionamentos


O PL nº 228/2022 ainda está em análise pela Comissão de Justiça da Câmara. Em parecer prévio, o colegiado solicitou que diversos órgãos e entidades se manifestassem por escrito sobre a proposta. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) afirmou que o projeto contribui para disciplinar as práticas relacionadas a obras e serviços no município. Por outro lado, ressaltou que o Código de Posturas é uma das leis complementares do Plano Diretor que está sendo revisada pelo Poder Executivo e cujo projeto será encaminhado em breve à Câmara. Por esse motivo, recomendou que a previsão de tela tapume venha a integrar o texto da nova lei.


A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) admitiu ser relevante incluir na legislação municipal maior detalhamento quanto à instalação de sinalização e isolamento dos locais com obras de escavação, mas apontou a necessidade de um debate técnico mais aprofundado sobre o assunto. Segundo a SMOP, em determinadas situações, o isolamento é indispensável até mesmo em profundidades menores do que 30 centímetros. Além disso, há casos em que a instalação da tela tapume não seria suficiente para assegurar o isolamento, com necessidade de instalação de barreiras rígidas.

Outras notícias

Itinerário de quatro linhas do transporte coletivo terá mudanças a partir de segunda

Proposta do executivo altera repasses à Caapsml e gera debate na Câmara de Londrina

Descarte irregular de lixo gera riscos à saúde em bairros de Cascavel


Participação popular


Durante a audiência, realizada no auditório da Prefeitura de Londrina, a comunidade teve a oportunidade de manifestar suas opiniões e preocupações em relação à proposta.  Além disso, a transmissão ao vivo do evento foi disponibilizada nas redes sociais da Câmara de Londrina, permitindo que um público mais amplo acompanhasse o debate. O engenheiro civil Cesar Emílio Hernandez Riccetto, conselheiro da Câmara Técnica de Execução de Obras do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), solicitou que seja dado tempo ao Ceal para que a entidade possa estudar e se manifestar tecnicamente sobre a matéria. O pedido também foi feito por Felipe Cauê Chagas do Vale, do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina.


Quem ainda tiver interesse em registrar seu posicionamento sobre o projeto de lei pode protocolar por escrito sua contribuição até as 23h59 desta terça-feira (7) na aba "Cidadania" do site da Câmara Municipal de Londrina [www.cml.pr.gov.br]. “A audiência pública é um instrumento que a Câmara de Londrina utiliza para ouvir a comunidade. O que é mais importante, além das falas, são as propostas anexadas ao projeto”, lembrou o vereador Nantes (PP), presidente da Comissão de Justiça, ao lembrar que as contribuições protocoladas por escrito serão anexadas à tramitação do PL.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Leilão beneficente na Expovel busca arrecadar fundos para APAE e Projeto Talentos de Jesus

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso por estupro de vulnerável e crimes de pornografia infantil em Quedas do Iguaçu

Cidade

GM apoia Polícia Civil em cumprimento de mandado de prisão em Foz do Iguaçu

Cidade

Provopar Cascavel realiza bazar beneficente com produtos da Receita Federal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.