Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Audiência pública debaterá enterro de animais domésticos no mesmo túmulo dos tutores

O debate será coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação e terá como foco a discussão sobre a legalidade e constitucionalidade da proposta
10 mar 2025 às 14:53
Por: Câmara Municipal de Londrina
Foto: Pixabay

O projeto de lei nº 137/2024, que autoriza o sepultamento de cães e gatos junto a seus tutores nos cemitérios de Londrina, será tema de audiência pública da Câmara Municipal no dia 10 de março, segunda-feira, às 19 horas. O debate será coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação e terá como foco a discussão sobre a legalidade e constitucionalidade da proposta.

A audiência ocorrerá na Sala de Sessões da sede da Câmara, na Rua Gov. Parigot de Souza, 145, no Centro Cívico. Os interessados podem se inscrever previamente para agilizar a entrada por meio deste link . O cadastro não garante reserva de lugar, pois a ocupação será por ordem de chegada. A sessão também será transmitida pelo YouTube e Facebook da CML, permitindo participação remota.

O projeto


Apresentado em julho de 2024 pela vereadora da 18ª Legislatura Daniele Ziober, o PL nº 137/2024 autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos e gavetas de cemitérios municipais e particulares, desde que pertencentes às famílias dos tutores. O projeto determina que caberá à Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) regulamentar os procedimentos necessários e prevê que as despesas com o sepultamento ficarão sob responsabilidade do concessionário. Também permite que cemitérios de entidades privadas criem seus próprios regramentos, desde que em conformidade com a legislação vigente. Segundo a autora do projeto, os poucos cemitérios e crematórios particulares destinados a animais domésticos cobram taxas muito altas, o que inviabiliza a utilização pela maioria da população. Ela defende a necessidade de uma solução acessível para rituais de despedida dignos, que ajudem no processo de luto.

Em parecer prévio, a Comissão de Justiça solicitou manifestações por escrito da Acesf e do Instituto Água e Terra (IAT) sobre o PL. A Acesf afirmou que o licenciamento ambiental para sepultamentos humanos nos cemitérios municipais ainda está pendente junto ao IAT. Por isso, considerou prudente aguardar a regularização desse processo antes de ampliar os serviços para incluir o sepultamento de animais. O órgão também destacou a necessidade de regulamentação específica, prevendo exigências como peso máximo dos animais, uso de urnas vedadas e proibição de velórios. Além disso, enfatizou que apenas cães e gatos poderiam ser sepultados, excluindo outros animais, e que seria necessário apresentar atestado veterinário comprovando que a causa da morte não está relacionada a doenças contagiosas, como a raiva, cujo vírus pode permanecer ativo após o falecimento do animal.

O IAT, por sua vez, informou que as regras de licenciamento ambiental de cemitérios estão previstas na Resolução 2/2009 da Secretaria Municipal de Saúde (Sema) e se aplicam tanto ao sepultamento de humanos quanto ao de animais. Portanto, qualquer ampliação dos serviços funerários para incluir animais deve seguir os mesmos critérios ambientais já estabelecidos.

Tramitação
Após a audiência, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitirá seu voto final sobre a legalidade do projeto. Se aprovado, o PL será encaminhado para análise das comissões temáticas do Legislativo, que discutirão o mérito da proposta. Somente após essas etapas, o projeto será submetido à votação em plenário.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Praia de água doce no Oeste do Paraná atrai turistas e famílias em Porto Mendes

Cidade
Imagem de destaque

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade

Cascavel intensifica ações da Operação Resgate pela Vida com foco em acolhimento e segurança

Cidade

Motociclista foge de abordagem, sofre queda e é preso durante fiscalização de trânsito em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Acidente na PR-445 termina em morte e deixa feridos entre Londrina e Cambé

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se envolve em grave acidente com suspeita de embriaguez na BR-369

Cidade
Londrina e região

Mutirão da Prefeitura de Londrina facilita negociação de IPTU e outros tributos

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.