Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Audiência pública vai debater novas diretrizes para o Sistema Viário do município

11 out 2022 às 07:10
Por: Portal Tarobá
- CMTU/Divulgação

Estão abertas as inscrições para a audiência pública sobre a Lei do Sistema Viário que vai acontecer no próximo sábado (15). Os interessados em participar do debate podem preencher o formulário eletrônico, mas toda a comunidade está convidada a acompanhar a audiência. O encontro novamente será realizado no auditório da Prefeitura, das 8h às 12h, com transmissão pelo Google Meet e pela página TV IPPUL, no Youtube.


O presidente do Ippul, Tadeu Felismino, explicou que o Sistema Viário do Município incorpora o Plano de Mobilidade (PlanMob) como um plano diretor, e este traz programa para as áreas de pedestres, ciclovia, transporte coletivo público e, também, transporte motorizado individual.


“As diretrizes do PlanMob serão recepcionadas nessa lei. Fora isso, a Lei do Sistema Viário define basicamente o perfil das vias públicas na cidade, com toda uma hierarquia. Essa lei não parte do zero, é um processo acumulativo de melhoria contínua, e essa revisão procura flexibilizar a aplicação desses critérios em uma perspectiva”, citou.


São classificadas como vias locais, internas aos bairros, com menos movimento e baixa velocidade, e por isso mais estreitas, incluindo calçadas de 3m. Na sequência, estão as vias coletoras, que fazem a ligação entre bairros e têm perfis de 18,0m e 20,0m, acrescentando 2,5m de ciclovia junto a uma das calçadas.

Para interligar bairros e regiões com maior fluxo e velocidade, a Lei do Sistema Viário prevê as vias arteriais, também com dois perfis, o de 30m (com duas pistas de 9m) e o de 34m (duas pistas de 11m), ambas com ciclovias.

Outras notícias

Conheça os secretários da gestão de Tiago Amaral na Prefeitura de Londrina

Londrina inicia envio de carnês do IPTU 2025 com vencimento para 31 de janeiro

Homem é preso duas vezes em menos de seis meses por tráfico de drogas em Londrina


Finalmente, para os principais corredores de transporte da cidade a lei prevê as vias estruturais: a de 40m com duas pistas de 14,0m mais faixa exclusiva para transporte coletivo. E a estrutural de 50m, que reserva 15m do canteiro central para terminal e canaletas exclusivas para ônibus, deslocando as ciclovias para as calçadas.


Felismino informou que, nos estudos técnicos e pesquisas feitas para revisão da Lei do Sistema Viário, considerou-se a perspectiva, cada vez mais difundida, de que haverá uma redução no uso do transporte individual e aumento do transporte alternativo. “Isso foi obtido em muitas fontes de dados, inclusive a indústria automobilística, que prevê uma redução dos carros em circulação. Sabemos que ainda não é a realidade local, mas a tendência é que isso se aplique cada vez mais”, acrescentou.


Dentre as propostas do Ippul para a mudança na legislação municipal, inclui-se uma reserva maior de espaços da cidade para atividades de moradia e convivência.


“Em todas essas definições, a nova lei busca corrigir exageros no espaço concedido aos carros, privilegiando o transporte público coletivo, o ativo e os passeios para pedestres. A mesma diretriz norteou a revisão dos espaços destinados a trevos e rotatórias previstos para os cruzamentos entre vias arteriais e estruturais, assim como a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo deverá reduzir as exigências de vagas para estacionamentos”, comentou o presidente do órgão.


Dentre os destaques propostas para a nova lei,  também está a transformação do antigo Contorno Norte, eixo rodoviário com perfil de 100m, em via estrutural 9 com perfil de 50m, o que deve liberar toda a região ao norte da Avenida Saul Elkind para novos empreendimentos. 


“E a extinção da exigência de duplicação da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre as avenidas Leste Oeste e JK, liberando também essa avenida para um novo ciclo de desenvolvimento, vinculado à preservação de seu patrimônio histórico”, concluiu.


No site do Ippul, está publicado o Caderno Técnico n° 6 – Diagnóstico e Proposições sobre Sistema Viário e a minuta da lei. Esses documentos são de acesso público, para que a comunidade avalie o resultado das pesquisas e estudos, bem como as sugestões apresentadas pela equipe técnica do Ippul.


LEI DO PARCELAMENTO DO SOLO


A Prefeitura de Londrina realizou, no sábado (8), uma audiência pública para debater a revisão da Lei de Parcelamento do Solo para Fins Urbanos. A audiência contou com a participação de cerca de cem pessoas e foi transmitida ao vivo do auditório da Prefeitura. 


Agora, até o dia 21 de outubro fica aberto o prazo para envio de sugestões e propostas, mediante o preenchimento de formulário e envio para o e-mail [email protected].


A revisão das Leis Específicas do Plano Diretor é conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul). Na audiência pública, as apresentações foram feitas pelo presidente do Ippul, Tadeu Felismino, a diretora de Planejamento Urbano, Ana Flávia Galinari, a gerente de Planejamento Físico-Territorial, Carina Ferreira Barros Nogueira, e a gestora de Engenharia e Arquitetura do Ippul, Larissa Blanski.


Nos próximos dias, a apresentação da audiência será publicada no site do Ippul onde também ficarão disponíveis o caderno técnico n° 5 e a minuta da revisão da Lei de Parcelamento do Solo. Todos esses documentos podem ser conferidos aqui.



Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeito Renato Silva faz raio-x de estruturas de saúde e ouve servidores da área

Cidade
Imagem de destaque

Obras em estradas rurais garantem desenvolvimento para comunidade

Cidade

Residência em Foz do Iguaçu é alvo de furto durante viagem dos proprietários

Cidade

Tradicionais feiras retomam atendimento ao público em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

‘Muito ciumento’ diz mãe de jovem encontrada morta com o rosto desfigurado

Cidade
Londrina e região

Temporal rápido com ventos fortes deixam estragos na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Abre e fecha: veja o que volta e não volta a atender nesta quinta-feira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpo de jovem encontrada morta em Londrina é sepultado no Cemitério São Paulo

Cidade
Cascavel e região

Mulher morre pouco antes da virada em grave acidente na BR-277 em Medianeira

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.