Em entrevista ao Grupo Tarobá de Comunicação, o tenente-coronel Nelson Villa Júnior, que está há quatro anos à frente do 5° BPM (Batalhão da Polícia Militar), maior batalhão do Estado do Paraná, apresentou um balanço de sua gestão.
"Nós tínhamos em certas ocasiões, cinco viaturas e 10 policiais à disposição da população", explicou Villa sobre o cenário inicial, quando assumiu o 5º BPM. Na época, a unidade tinha mais de 700 policiais militares integrantes.
Com mudanças necessárias para melhorar o atendimento à população londrinense, o tenente-coronel disse que agora mais de 40 viaturas ficam à disposição da população na região sul de Londrina. "Claro que é importante que o governo mande mais viaturas e policiais, mas os gestores precisam ter em mente que estão administrando aquilo que é de todos, a coisa pública", disse Villa, explicando que o papel da PM é a prevenção pela ostensividade, a repressão e prisão só acontece quando não foram evitados.
Com mais viaturas nas ruas e muito policiamento, o crime é inibido. Um exemplo disso são os números de furtos e roubos, que diminuíram muito.
Pra o futuro, tenente-coronel diz que deve ser promovido a Coronel, com possibilidade de transferência a Curitiba. "É preciso verificar a possibilidade de permanência aqui em Londrina, mas se os meus comandantes entenderem que eu devo sair daqui, eu vou atender a solicitação, a contragosto porque eu sou daqui e amo a cidade.", disse Villa.