Prefeitos, vereadores e lideranças de 21 municípios participaram de uma reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), nesta sexta-feira (13), que contou com a presença de secretários estaduais, deputados estaduais e federais. O encontro teve como foco o anúncio de recursos e programas de financiamento destinados a diversas áreas estratégicas da região.
Entre os principais anúncios, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, confirmou a duplicação do trecho entre Tamarana e o distrito de Irerê. A obra, prevista para começar em julho e com prazo de conclusão de dois anos, terá um investimento estimado em R$ 400 milhões. “É um trecho que está sob concessão, mas tínhamos o compromisso de fazer a publicação. Conseguimos um bom desconto no lote 3”, destacou o secretário.
Na área rural, o secretário estadual da Agricultura, Márcio Nunes, anunciou um aporte de R$ 5 bilhões para modernização do campo paranaense. O investimento inclui programas de conservação de solo e água, combate à erosão e aumento da fertilidade da terra, além da formação de três mil patrulheiros da sustentabilidade. “Eles serão operadores de máquinas, impedindo que as estradas continuem a levar a terra fértil para os rios”, explicou.
O secretário das Cidades, Guto Silva, também participou do encontro e assinou o repasse de recursos pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova, voltado a municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. As prefeituras poderão aplicar os valores na pavimentação de ruas e avenidas, promovendo melhorias na mobilidade urbana.
Para o prefeito de Cambé e presidente da Amepar, Conrado Scheller, o encontro foi produtivo. “Os recursos anunciados são fundamentais para as administrações municipais avançarem em obras e projetos essenciais”, afirmou.