Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Biblioteca Pública de Londrina celebra Mês da Consciência Negra com programação especial

Atividades gratuitas incluem contações de histórias, oficinas, workshops e encontros literários voltados a todas as idades
06 nov 2025 às 14:50
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias/NCom

Durante o mês de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413) promoverá uma programação especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. Todas as atividades serão gratuitas e voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, da literatura e da representatividade negra. A programação contempla contações de histórias, oficinas, workshops e encontros literários, com ações abertas para todos os públicos.


De acordo com a coordenadora de atividades de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Eunice Harumi, o objetivo é fortalecer o papel da biblioteca como um espaço de formação cidadã e cultural. “Acessamos essas temáticas com o propósito de incentivar a leitura crítica e a pluralidade de perspectivas fundamentais para o desenvolvimento da cidadania. Durante o mês, queremos aprofundar o diálogo sobre igualdade racial, identidade e valorização da cultura afro-brasileira, reforçando a biblioteca como um lugar de encontro e reflexão”, destacou.


Serão realizados quatro encontros ao longo do mês dentro da temática, com o primeiro programado para este sábado (8), a partir das 14h30. Na oportunidade, será feita a contação de história da obra da literatura afro-brasileira “Memórias de um Baobá”. A obra de Gilza Santos apresenta uma história afetuosa que resgata memórias, sabores e tradições da ancestralidade negra.


Na segunda atividade, no dia 18, das 8h30 às 10h30, será realizado um encontro dedicado à valorização de autores, obras e personagens que fortalecem a representatividade nas páginas da literatura nacional. A mediação ficará a cargo da professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maria Carolina de Godoy.


No dia 19, às 19h, ocorre o workshop “Afrofuturismo e Perspectiva Narrativa”, ministrado pela escritora e palestrante Jackie Rodrigues. A atividade propõe uma imersão nas narrativas que unem cultura negra, tecnologia, ancestralidade e imaginação.

Outras notícias

Vazamento na tubulação causa falta d'água na Vila Fraternidade e outros bairros de Londrina

Chegada do Papai Noel e show da banda Senhor Bonifácio abrem programação de Natal em Cambé

Idosa de 79 anos é atacada e tem bolsa roubada; suspeito é contido por populares em Cascavel


Para Rodrigues, o Afrofuturismo se fortalece quando ultrapassa o conceito e se torna experiência. “O Afrofuturismo só ganha força quando deixa de ser apenas uma ideia e passa a ser vivido como uma experiência sensorial e afetiva. Ações públicas como rodas de conversa, leituras e performances permitem que as pessoas se vejam dentro da ficção e da tecnologia, reconhecendo-se como protagonistas possíveis”, afirmou.


Durante a ação, Rodrigues também apresentará seu romance “Resgate da Nave Mãe”, que combina espiritualidade africana, tecnologia e reflexão social. “Em Resgate da Nave Mãe, o futuro nasce do encontro entre o sagrado e o científico, o ancestral e o digital. Ao vivenciar isso em espaços abertos, as pessoas percebem que o futuro negro não é distante, ele já está sendo gestado aqui, entre nós”, explicou.


Encerrando a programação, no dia 24, das 18h30 às 20h, será realizada uma nova atividade com a professora Maria Carolina de Godoy, desta vez apresentando o projeto de extensão “Conhecendo autores e autoras da Literatura Afro-brasileira”, desenvolvido na UEL. O encontro contará com a participação da equipe do projeto e abrirá espaço para reflexão e diálogo sobre as vozes literárias que ampliam o olhar sobre a identidade negra no Brasil.


Dia da Consciência Negra – O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data foi instituída em 2003 como uma comemoração no calendário escolar e, em dezembro de 2023, passou a ser reconhecida oficialmente como feriado nacional.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Projeto prevê R$ 7 milhões para obras de ampliação da Estrada do Limoeiro

Cidade
Imagem de destaque

Jovem é atacada na região do Lago em Cascavel e família pede reforço na segurança

Cidade

Prefeitura anuncia revisão da base de cálculo e IPTU ficará mais caro em Cascavel a partir de 2026

Cidade

Brigada de Infantaria Mecanizada celebra 54 anos com formatura geral em Cascavel

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Brasil e mundo
Brasil

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.