A OAB Londrina realiza neste sábado (6), a partir das 9h, um ato público de conscientização sobre a violência contra a mulher no Calçadão de Londrina. A mobilização integra a Campanha do Laço Branco, movimento internacional que convoca homens a se posicionarem pelo fim da violência de gênero, e ocorre em sintonia com atos em todo o país após os recentes casos de feminicídio que ganharam repercussão nacional.
O alerta local também é grave: entre janeiro e outubro de 2025, Londrina registrou 3.243 novos casos de violência de gênero, somando 6.432 processos em tramitação, além de 3.723 medidas protetivas solicitadas, 2.035 concedidas, e cinco feminicídios no período, segundo dados do CNJ.
Durante a mobilização, a OAB distribuirá materiais informativos e convida a advocacia e a população a reforçarem o chamado pela proteção e pelo respeito às mulheres, compromisso alinhado a uma atuação mais próxima da cidadania.
Para a OAB Londrina, o cenário reforça a urgência de envolver toda a sociedade, especialmente os homens, no combate à violência. A subseção destaca: “Este é um ato pela vida das mulheres. A participação de cada pessoa faz diferença.”