A Câmara de Vereadores de londrina aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que libera a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas feiras livres da cidade.
O projeto pretende adequar as feiras livres às outras atividades comerciais públicas, como as feiras de food truck, onde é permitida a venda de chopp e cerveja, além de refrigerantes e sucos.
Mesmo se o projeto for aprovado definitivamente, o consumo de bebidas alcoólicas, nesses espaços, continuará proibido das 22h às 8h horas. Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas já ocorre em muitos desses locais, como no caso das feiras da lua, mas ainda não existe uma regulamentação que estabeleça regras.
Segundo Sylvio Costa, representante dos feirantes, “na feira noturna, a maioria já comercializa sua cerveja, já tem a barraca do shop, do drink, enfim... E tem o consumo. Até hoje nós não vimos nada de transtorno. Ninguém deu trabalho. Nós temos a segurança particular e a Guarda Municipal (GM) que nos dá apoio”.
Como a matéria propõe a alteração do Código de Posturas do Município, que estabelece proibições aos feirantes, uma audiência pública sobre o tema já foi realizada em junho do ano passado. A contar da data da aprovação, em primeira votação, os vereadores têm sete dias para apresentar emendas ao projeto.