Um projeto de lei que estabelece o “Dia do Calçadão” foi aprovado na Câmara de Londrina. A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) apoiou a ideia, mas tem cobrado das autoridades ações de conservação e manutenção.
O “Dia do Calçadão” será comemorado anualmente sempre no terceiro sábado de agosto. A intenção é tornar mais frequentes ações como a "Feira na Praça", realizada pela ACIL. O projeto de lei, dos vereadores Sonia Gimenes e Giovani Matos, foi aprovado em primeira discussão na última quinta-feira (17) pela Câmara e apoiado pela Associação, que acompanhou a votação.
“Essa homenagem é muito importante porque ela começa de novo a revalorizar ativos muito significativas que nós temos, e o calçadão é um ícone do centro da cidade”, comentou o diretor de relações institucionais da ACIL, Gerson Guariente.
A ACIL aproveitou para chamar a atenção para a necessidade de ações de conservação e manutenção do calçadão, principalmente em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, local considerado Patrimônio Histórico Cultural do município, mas que ficou de fora da última revitalização feita pelo município entre 2010 e 2014.
Segundo a ACIL, o projeto foi retomado e está em fase final de elaboração. Em setembro, deve ser encaminhado à Secretaria de Obras para orçamento, e até o final do ano deve ser aberta a licitação.