Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Câmara de Londrina debate implantação de novo modelo de coleta seletiva

06 jun 2024 às 11:23
Por: Assessoria de Imprensa

Na última quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Londrina debateu os rumos da coleta seletiva de recicláveis na cidade. O evento, coordenado pela Comissão de Seguridade Social em conjunto com a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, contou com a presença de vereadores, representantes de cooperativas, autoridades municipais e pesquisadores.


O objetivo foi reunir representantes de diversas secretarias para saber como o município está colocando em prática os encaminhamentos feitos por um grupo de trabalho que envolveu Ministério Público, Poder Executivo e recicladores, em que foi sugerido um novo formato de contrato entre as cooperativas e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Atualmente, sete cooperativas atuam em Londrina.


“É fundamental que a Prefeitura restabeleça o mais rápido possível a normalidade da coleta, vistos todos os apelos da comunidade, devido às incolumidades que vivemos nos últimos tempos, e que têm gerado grande descontentamento à população, às cooperativas e aos catadores. As cooperativas têm seus quatro pilares: segregação dos resíduos, inclusão dos catadores, financiamento público das cooperativas e participação dos órgãos públicos, universidades e sociedade civil neste debate para aprimoramento da coleta seletiva. O que queremos é que este sistema se restabeleça”, afirmou a vereadora Lenir de Assis (PT), presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara de Londrina.


O presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, vereador Eduardo Tominaga (PP), que também é líder do Executivo na Câmara, explicou que a CMTU está elaborando uma planilha de custos que foi solicitada pelo Ministério Público. “Existe realmente essa análise que está sendo feita e a gente espera que o mais rápido possível a gente consiga ter um novo formato de contrato e que traga, sim, um equilíbrio maior e principalmente que o reciclável que a população separa seja destinado de uma forma adequada”, afirmou.


Marco Antônio Ferreira, pesquisador do tema e docente do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), afirmou que a coleta seletiva de Londrina é referência nacional por conta do contrato existente entre a CMTU e cooperativas, que estabelece remuneração mensal pelo serviço de coleta em domicílio. Segundo ele, seria um retrocesso se essa contratação fosse encerrada. 

Outras notícias

Polícia Civil prende suspeito de assaltar idosa de 73 anos em Ibiporã

Polícia Civil divulga imagens de furto inusitado de piscina de 300 kg em Ibiporã

Acidente na zona norte deixa motociclista ferido e reacende reclamações de moradores


Recicladores presentes à reunião pública também avaliaram como positivo o novo formato de contratação por fortalecer as cooperativas e seus cooperados. Edson Niares Fraga, empresário de reciclagem, Marcelo Lopes, vice-presidente da Cooperativa de Sucata de Londrina, ambos informais, defenderam que o novo modelo amplie o número de cooperativas contratadas. 


Outro ponto abortado pelos participantes foi epidemia de dengue e a importância de se monitorar as cooperativas de reciclagem e outros pontos de armazenamento destes materiais, por terem potencial de acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença. Neste ano, Londrina já registrou 28.911 casos positivos de dengue. “Chegamos no limite e a perspectiva é que haja diminuição dos casos [a partir de agora], mas não podemos nos acomodar. Há municípios em que, mesmo com o frio, como Curitiba, há casos de dengue. […] Por isso, a importância de monitorar e vistoriar essas cooperativas e aplicando inseticida”, disse Nino Medeiros Ribas, coordenador de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.


Também participaram da reunião Mariza Cleonice Pissinatti, geógrafa da Secretaria Municipal do Ambiente, e Márcio Adriano Porfirio da Silva, gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

GM recupera carro roubado e prende três suspeitos na zona norte de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Homem é esfaqueado após discussão em bar no Jardim Brasília, em Ibiporã

Cidade

Fiep apresenta resultados sobre percepções e expectativas empresariais

Cidade

Acidente entre van e caminhão-tanque deixa um morto e três feridos na BR-277

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Laudo aponta que motorista de aplicativo foi morto com 24 facadas em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Família busca jovem de 19 anos que desapareceu em Londrina há mais de 40 dias

Cidade
Londrina e região

Jovem morre em acidente de moto na zona leste após pegar veículo sem autorização

Cidade
Londrina e região

Tampa de bueiro "solta" quase faz carro capotar no Jardim Burle Marx

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.