Neste mês de novembro, a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará quatro solenidades para entrega de homenagens. Os eventos serão realizados na Sala de Sessões do Legislativo, abertos ao público e terão transmissão pelas mídias sociais do Legislativo.
No dia 4, às 20 horas, o professor Antônio Carlos Gomes receberá o Título de Cidadão Benemérito. No dia 9, no mesmo horário, o empresário supermercadista Ramiro Dias Branco Alves será homenageado com o Título de Cidadão Honorário. Já no dia 18, também às 20 horas, o empresário da construção civil Luiz Carlos Moro Pires será condecorado com o Título de Cidadão Benemérito. Por fim, no dia 31, às 20 horas, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Paróquia São Lucas de Londrina receberá a Medalha Ouro Verde.
As homenagens
Em Londrina podem ser concedidos quatro tipos de honrarias, conforme a lei nº 11.538, de 19 de abril de 2012: Título de Cidadão Honorário, Título de Cidadão Benemérito, Medalha Ouro Verde e Diploma de Reconhecimento Público.
O Título de Cidadão Benemérito destina-se a pessoa nascida em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.
O Título de Cidadão Honorário destina-se a pessoa que não nasceu em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.
Já a Medalha Ouro Verde é concedida a entidade, órgão, instituição, empresa privada ou pública, com sede no município, que, por suas atividades, em qualquer ramo, haja se distinguido de forma notável ou relevante e isto tenha resultado em benefícios públicos, diretos ou indiretos, para o bem da comunidade.
Veja o currículo dos homenageados:
Sexta-feira (4), às 20 horas
Antonio Carlos Gomes – O professor receberá o Título de Cidadão Benemérito por meio da lei municipal nº 13.480/2022, de autoria da vereadora Lu Oliveira (PL). Nascido em Londrina, Gomes iniciou suas experiências esportivas na década de 70, como competidor de provas de distância, salto triplo, 110 metros com barreiras. Em 1984, graduou-se em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná.
Possui vasto currículo na área esportiva e na docência. Doutor em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Nacional de Cultura Física, Esporte e Turismo da Rússia, Gomes é professor em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior na área do esporte de alto rendimento, além de autor de livros e artigos de Ciências do Esporte. Foi coordenador da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil, entre 2012 e 2018, diretor científico do Athletico Paranaense, fisiologista do Corinthians, presidente da Sociedade Brasileira de Treinadores e superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo, entre outros. Atualmente é coordenador de Ciências do Esporte do Londrina Esporte Clube.
Quarta-feira (9), às 20 horas
Ramiro Dias Branco Alves – O empresário será condecorado com o Título de Cidadão Honorário, previsto na lei municipal nº 12.661/2018, proposta pelo vereador da 17ª Legislatura, Vilson Bittencourt. Nascido em Santarém, Portugal, Alves chegou em Londrina em 1973 e estabeleceu um ponto comercial no Jardim Leonor, região Oeste da cidade. No ano seguinte, criou a Comercial de Secos e Molhados Santarém, transformando o negócio na rede local Supermercados Santarém, atualmente com cinco filiais em Londrina e com centenas de funcionários. A empresa possui estrutura própria para abastecimento das lojas com plantel de bovinos, suínos, pomar de frutas, granja e fábrica de embutidos.
18/11, às 20 horas
Luiz Carlos Moro Pires – O empresário receberá o Título de Cidadão Benemérito por meio da lei municipal nº 13.390/2022, apresentada pelo vereador Nantes (PP). Natural de Londrina, Pires graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina. Em 1986, fundou a Quadra Construtora. Desde então, ergueu mais de 60 edifícios residenciais e comerciais, totalizando mais de três mil unidades entregues em Londrina e região. Conforme a justificativa do projeto de lei, a construtora investe em projetos de desenvolvimento social, como o Quadra Construindo o Saber, que levou palestras aos canteiros de obras sobre temas como alcoolismo, autoestima, nutrição, relacionamento interpessoal, dentre outros.
30/11, às 20 horas
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Paróquia São Lucas – Londrina - A instituição religiosa receberá a Medalha Ouro Verde, concedida pela lei municipal nº 11.809/2013, de autoria de 17 parlamentares da 15ª Legislatura, incluindo a vereadora Lenir de Assis (PT), que solicitou a realização do evento. A igreja chegou à cidade em 1940, com a vinda do Reverendo Paulo Yuki Kaneko, que estabeleceu uma pequena missão com estudos bíblicos e escola dominical, inicialmente realizados em japonês. Em 1953, foi consagrado o templo da Paróquia São Lucas, situado na rua Mossoró, 678, no Centro de Londrina.