Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Campanha incentiva o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

30 ago 2023 às 07:20
Por: Assessoria de Imprensa

Durante o mês de setembro, a ONG Viver promove em Londrina a campanha Setembro Dourado, que divulga a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Este ano, a Viver retoma a campanha “Estar atento faz a diferença”, destacando a importância de se atentar aos sinais e sintomas da doença. E o lançamento oficial será nesta quinta-feira (31), às 9h30, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.


A campanha Setembro Dourado traz em suas peças publicitárias alguns itens que remetem ao universo infantil, como um trenzinho, um balão, doces e um móbile. Em meio a esses elementos, foi inserido um ouriço preto, quase imperceptível, reforçando o recado de que é fundamental estar atento para detectar a doença. Ao longo do mês, serão veiculados spots de rádio, banners em portais de notícias e posts em redes sociais, além de mídia display em elevadores de Londrina. O objetivo é promover a conscientização ao máximo possível de pessoas, especialmente as responsáveis por crianças e adolescentes.


Em Londrina, mais uma vez, a Prefeitura, através da Londrina Iluminação, fará a iluminação de diversos monumentos públicos com a cor dourada para chamar atenção para a campanha. No ano passado, foram iluminados o viaduto da Avenida Dez de Dezembro, Monumento O Passageiro, Concha Acústica, a fachada da Biblioteca Municipal, Monumento à Bíblia, a barragem do Igapó, Praça da Garça e a cascata do Igapó.

Além disso, a Prefeitura fará ações de divulgação do Setembro Dourado em suas redes sociais e nos canais voltados para o público interno.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. No entanto, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi extremamente significativo. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles tem também boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Outras notícias

Moradores do Conjunto Hernani Moura Lima denunciam mau cheiro em fundo de vale

Obras dos três novos PAMs de Londrina sofrem novo atraso e entrega é prorrogada para 2026

Condutor perde controle e capota veículo na PR-180, entre Cascavel e Juvinópolis


Desde 2019, o Setembro Dourado integra o calendário oficial de comemorações do Município de Londrina, através da lei municipal 12.918/2019. “Ter a campanha no calendário oficial do Município foi uma grande conquista para nós da Viver, que conhecemos de perto a realidade das crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer. Isso mostra a relevância da campanha, a importância de se falar em diagnóstico precoce e de se quebrar o preconceito existente em relação à doença”, comentou o presidente da ONG Viver, Paulo Bortone.


Além da lei municipal, em 2022 foi sancionada a lei federal n° 14.308, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. A lei é resultado do esforço da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantojuvenil, que conta com a participação de diversos parlamentares e também das instituições associadas ao CONIACC, incluindo a Viver. “Esperamos que iniciativas como a campanha nacional do Setembro Dourado contribuam para que essa nova lei seja observada pelos gestores de saúde. É com informação confiável que podemos nos prevenir melhor e obter tratamento adequado”, ressaltou o vice-presidente da CONIACC, Rocco Donadio.



Sobre a Organização Viver


Oferecer muito mais que sorrisos. Foi com esse intuito que quatro voluntários fundaram, em 2001, a Organização Viver. Após alguns anos de dedicação às crianças em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina (HCL), eles identificaram que suas necessidades iam muito além da recreação. Portanto, providenciaram um espaço adequado para receber e oferecer suporte às crianças, adolescentes e suas famílias, durante o tratamento.


Atualmente, com vinte e um anos de atuação, a Organização Viver atende cerca de 240 crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer, bem como suas famílias. A eles, são oferecidos os atendimentos social, psicológico, nutricional e odontológico, alimentação, cesta básica, leite integral, medicamentos não ofertados pelo SUS, próteses, além de atividades recreativas. Tudo é mantido graças ao apoio da comunidade e de ações da própria instituição.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Cidade
Imagem de destaque

Tradição japonesa: Voluntários da ACEL produzem 650 quilos de Moti para o Ano-Novo em Londrina

Cidade

Arquidiocese de Londrina celebra o encerramento do Jubileu da Esperança neste sábado

Cidade

Galvão Bueno recebe alta médica da Santa Casa de Londrina após internação por pneumonia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem alerta vermelho para onda de calor com riscos à saúde até segunda-feira

Cidade
Cascavel e região

Idosa de 74 anos é resgatada após ser exposta ao sol como "castigo" em Cascavel

Paraná
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa quatro feridos graves em Palmeira

Cidade
Londrina e região

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Tarobá Cidade Londrina
Londrina e região

Londrina figura entre as maiores economias do país, mas renda per capita preocupa

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.