Junto com as histórias emocionantes, veio, também, o
fortalecimento da rede de voluntários. Atualmente,
a Casa tem sede própria e, com mais de 60 voluntários, atende 28 pessoas que
buscam acolhimento enquanto seus familiares estão internados no HU.
A história começou em 1979.
O café da tarde e cerimonial marcaram o aniversário de 44 anos do grupo.
Maria Baldin Cazarini foi uma das primeiras voluntárias e acompanhou a evolução do projeto, de perto, “com muito carinho e com muito amor”. Ela conta que “o voluntariado foi um grande presente que recebi em minha vida”.
Dona Nadir tem 90 anos, dos quais 39 são dedicados ao voluntariado:
“A vida estava muito triste, muito monótona, depois de perder o meu marido, né? Foram realmente as mãos de Deus, eu descobrir esse trabalho com as voluntárias. E aí começou tudo” conta Nadir.
Há um ano, a Casa de Apoio mudou de endereço para a Rua João Rubinho, na Vila Operária, bem próximo ao HU. A mudança trouxe diversas melhorias e o número de leitos praticamente dobrou.
De acordo com Pedro Vítor da Silva, vice-presidente da Casa de Apoio, “nós temos, praticamente, 28 leitos. Então, para a gente, foi uma benção, foi um trabalho ardo. Nós tivemos o apoio do HU, do Comitê de Solidariedade da Sercomtel, que nos doou R$ 180 mil. E foi um trabalho bem ardo na época da pandemia”.
A nova Casa conta com dois quartos femininos e dois masculinos, além de banheiros, sala e cozinha coletiva.
Ivone Alice da Silva, presidente da Casa de Apoio, conta que “na hospedagem, os acompanhantes têm quatro refeições por dia. Eles podem se alimentar, descansar, podem distrair a mente e, aqui, nós os acolhemos tentando dar o melhor, com conforto”.
Rony mora em São Paulo e está hospedado na casa há mais de uma semana. O filho dele, de 11 meses, que mora em Arapongas, sofreu um acidente doméstico e está internado no Centro de Tratamentos de Queimados.
Ele conta que poder ter um local de apoio e acolhimento, ajuda a recarregar as forças.
A seleção das pessoas que serão assistidas pela Casa é feita pela equipe de Serviço Social do próprio HU.
A direção do Hospital oferece um apoio administrativo, mas todo trabalho realizado na casa é fruto do voluntariado. Eles contam, ainda, com doações de parceiros e da população.
Para quem quiser ajudar, o PIX da casa de apoio é o CNPJ 78030681000128 e o telefone para contato é o (43) 3326-6535.