Por determinação do prefeito Renato Silva, o governo municipal deu início, nesta terça-feira (13), a uma grande força-tarefa da Operação Resgate pela Vida ID 2026. A iniciativa reúne diversas secretarias e tem à frente a Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, por meio dos agentes da Guarda Municipal e da Guarda Civil Patrimonial. O objetivo é dar continuidade à operação iniciada em 2025, unindo ações de segurança a medidas de apoio social para pessoas em situação de rua que aceitam o amparo do poder público. A atividade seguirá pelos próximos dias.
Durante as abordagens, são ofertados atendimentos como acolhimento, passagens para retorno à cidade de origem e encaminhamento para vagas de emprego, entre outros serviços, conforme a avaliação da equipe técnica. Além disso, o governo municipal pode agir com o internamento involuntário, como aconteceu neste primeiro dia.
O prefeito Renato Silva reforça que a ação tem como foco principal a segurança, mas também a prestação de ajuda. “Infelizmente, tem ‘malandro’ infiltrado no meio. Por isso, a ação é para gerar mais segurança para nossa sociedade e dar encaminhamentos à pessoa que eventualmente precisa de emprego, voltar para a cidade de origem ou acolhimento. Nos preocupamos para não ter mais pessoas em situação de rua. Avançamos muito e, graças a Deus, hoje o número é bem menor. Que todos tenham dignidade e possam sair dessa situação”.
A primeira etapa da abordagem é conduzida pela segurança pública, explica o secretário Coronel Lee. “Vamos fazer a revista, identificá-los, desarmar, quando for o caso, e depois encaminhar para as outras secretarias. O que o prefeito pediu, e foi muito incisivo, é que o poder público esteja atento às pessoas que realmente precisam. Se elas necessitam de emprego, se querem voltar para suas casas ou buscar tratamento, as secretarias já estão prontas para agir. Temos toda a situação mapeada, com viaturas mobilizadas nos pontos considerados críticos. O sucesso da operação também depende da participação da população, porque sem informação não existe polícia”. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
A Secretaria de Assistência Social emitiu, no ano passado, 1.738 passagens para retorno às cidades de origem de pessoas abordadas pelas equipes e atendidas no Centro Pop e em outras unidades. Em 2026, até o momento, já foram emitidas 78 passagens para destinos diversos. As equipes trabalham para identificar o município de origem e realizar os devidos encaminhamentos. “Em um primeiro momento, a Secretaria de Assistência Social leva essas pessoas ao Centro Pop para avaliação e para conhecer a realidade de cada uma, se tem família aqui ou em outra cidade, se deseja o retorno, acolhimento ou outro tipo de atendimento. Tentamos compreender o motivo de estar em situação de rua, se há rede de apoio no local de destino e, a partir disso, fazemos a concessão da passagem”, explica a assistente social Poliana Lauther.
O serviço de Abordagem Social pode ser acionado por qualquer cidadão pelo telefone (45) 98431-6376. “Quando acionados, a equipe se desloca até o local, ou então as pessoas procuram diretamente a Secretaria ou o Centro Pop para solicitar atendimento. Contamos com uma equipe técnica formada por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, que realizam esse acolhimento para compreender a situação de cada pessoa”, explica a secretária de Assistência Social, Roseli Vascelai.
Em 2025, a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas registrou 83 pacientes atendidos em clínica especializada por meio de internamento involuntário.
No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade abordou mais de 5,6 mil pessoas, sendo 3,7 mil com algum indicativo criminal. Foram cumpridos 18 mandados de prisão, 48 pessoas detidas por furto e retirados das ruas quase 3 mil objetos perfurocortantes, como facas, facões, tesouras, barras de ferro, barras de concreto e lâminas artesanais com cabo improvisado, entre outros.
Durante as abordagens da Operação Resgate pela Vida ID 2026, a Secretaria de Saúde também participa com acompanhamento e encaminhamentos necessários.