Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cascavel recebe show ‘Afrolatinitudes’ com música, poesia e ancestralidade

A apresentação será gratuita e com sessão única no dia 27 de julho
24 jul 2025 às 08:57
Por: Portal Tarobá
Foto: Divulgação

O espetáculo ‘Afrolatinitudes’, idealizado pela banda Mambaia (Ponta Grossa/PR) junto com o artista Rômulo André (Santarém/PA), chega à Cascavel no dia 27 de julho (domingo), às 20h, no Centro Cultural Gilberto Mayer. A apresentação mescla música instrumental, canção, poesia e performance para refletir sobre a força da diáspora negra na América Latina e promete uma experiência sensorial única, unindo sonoridades afro-latino-americanas, lírica poética e ancestralidade. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades. O show tem o apoio da Ligga e da Continental por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). 


‘Afrolatinitudes’ não é apenas uma apresentação musical, mas uma travessia cênico-musical que transforma o palco em encruzilhada simbólica entre o tempo, o território e a identidade. O espetáculo propõe uma escuta às heranças das oralidades negra e indígena, evocando imagens e histórias que atravessam o tempo e a memória. “‘Afrolatinitudes’ abre caminhos para outras percepções sonoras da nossa cultura ao sublinhar a presença estruturante da música de matriz africana na música popular latino-americana”, comenta a diretora geral do projeto, Aline Garabeli. “O repertório apresenta pelo menos 10 ritmos de matriz africana que servem de guia para o público realizar um mergulho na diversidade musical afro-latina”, explica o diretor musical Fernando Bertani.

Foto: Divulgação

Estética e sonoridade


A proposta estética que engloba cenário, figurino e design é inspirada na obra do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), ex-marinheiro internado em diversas instituições psiquiátricas e responsável pela criação de peças de diferentes técnicas ligadas à espiritualidade e à memória; e no pensamento do poeta Cuti, referência na literatura negra brasileira. A instrumentação é acompanhada por intervenções performáticas de Rômulo André, que assina também como diretor artístico do projeto e cuja atuação transita entre o canto, a poesia e o corpo em cena.

Outras notícias

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Estado autoriza mais de R$ 5 milhões para atendimento no Hospital do Câncer de Londrina

Câmara acelera discussão sobre aumento do IPTU em Cascavel para 2026


A narrativa sonora do show convida o público a uma imersão poética guiada pelas composições originais da Mambaia, disponíveis no álbum ‘Terceira Margem’. Além de músicas como ‘Aluvião, ‘Leve Canoa’, ‘Tacuari’ e ‘Sanga’, a apresentação também conta com releituras de obras brasileiras marcante, como ‘Noite de Temporal’ (Dorival Caymmi) e ‘Adupé Obaluaê’ (Zé Manoel), e o canto tradicional ‘Três Fogos’.


Para Rafaela Prestes, coordenadora do projeto, a iniciativa é importante para a disseminação de diferentes estilos musicais. “’Afrolatinitudes’ é um convite para repensar o presente a partir de diferentes vozes e ritmos. A força da arte negra e indígena está justamente na capacidade de gerar encontros e resistência em criação. É isso que queremos proporcionar ao público: uma noite de escuta e conhecimento”, comenta.


Mambaia


A banda Mambaia une ritmos tradicionais afro-brasileiros como ijexá, agueré e maracatu ao jazz, à improvisação livre e a elementos da música popular e contemporânea. O elenco musical é formado por Simone Fernandes (percussão), Aline Garabeli (teclado), Eric Santana (bateria), Fernando Bertani (guitarra e percussão), Felipe Oliveira (baixo), Fábio de Souza (trompete e flugelhorn), Anthonny Felipe (sax tenor) e Nicolas Salazar (sax barítono). A cenografia do espetáculo é assinada por Eliete Marochi e o design gráfico por Letícia Kossatz. O projeto tem produção executiva de Eduardo Godoy.


‘Afrolatinitudes’ é um projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel e apoio da Ligga e Continental. A realização é da Mambaia Afrobeat, com coprodução da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos. 


Serviço

Show ‘Afrolatinitudes’

Data: 27 de julho (domingo)

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Gilberto Meyer

Classificação: livre

Entrada gratuita

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moradores cobram mais segurança após novo assalto em plena luz do dia em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel lança programa para acolhimento temporário de animais vítimas de maus-tratos

Cidade

Polícia Federal encerra Operação Ophidia IV com resultados expressivos no combate ao crime

Cidade

Câmeras registram homem incendiando carro em Santa Tereza do Oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.