Crianças de 1 a 5 anos (C1 ao P5), estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Irmãs de Betânia, unidade filantrópica que integra a rede municipal de ensino, terão a oportunidade de aprender o idioma inglês em um programa de educação bilíngue regular. O projeto inovador vem para aprimorar, ainda mais, o trabalho de excelência desenvolvido pelo CEI que fica localizado no Jardim Nossa Senhora da Paz, área oeste de Londrina, atendendo cerca de 140 alunos, inicialmente. Este programa foi lançado na última sexta-feira (22), quando a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, esteve no prédio da escola para conversar com a equipe gestora do projeto.
O programa bilíngue foi idealizado pela empresa Bratac Seda, vizinha e colaboradora do CEI desde sua fundação, há 38 anos, sendo agora financiadora da implantação do programa. Esse trabalho envolve a contratação e capacitação dos professores responsáveis por ministrar as atividades, bem como a aquisição e disponibilização dos materiais didáticos a serem usados no ambiente escolar.
Em seu planejamento, a iniciativa levou em conta as necessidades da comunidade local, e as crianças serão contempladas com atividades de vivência em língua inglesa, proporcionando uma educação mais profunda e completa. De acordo com a diretora da unidade, há quase 30 anos no cargo, Dalva Regina Taniguchi, a ideia de promover uma educação de excelência, proporcionando inovações, vem desde a fundação do CEI, em 1985, pelas Irmãs de Betânia e o Padre Lino Sthal, e levada à frente pela diretoria mantenedora da instituição, pertencente à Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira de Londrina.
O início das práticas em língua em inglesa será em abril deste ano, e os professores já estão passando pelas formações. No âmbito da Educação Infantil, o ensino bilíngue pode contribuir para os processos de aprendizagem das crianças, até mesmo influenciando no funcionamento cerebral, já que na primeira infância o desenvolvimento é acelerado e a educação nesse formato pode ajudar a criar novas conexões benéficas ao aprendizado. Os ganhos possibilitados envolvem facilidades no desempenho escolar, criatividade, estímulo à capacidade de análise e síntese, foco e atenção maiores, preparação para o futuro e aumento do repertório cultural, entre outros.
A diretora destacou que a creche Irmãs de Betânia é pioneira em vários trabalhos, salientando que a comunidade escolar está acostumada com projetos inovadores realizados pela unidade em prol do bairro Nossa Senhora da Paz. “As famílias estão muito animadas com a inserção de mais uma iniciativa importante, que é dar a oportunidade de as crianças aprenderem uma segunda língua, e acredito que todas elas mereciam ter essa chance em sua educação. O projeto foi muito bem pensado e articulado para que possamos oferecer esse atendimento da melhor forma. Temos um CEI que sempre desenvolveu ações inovadoras e essa é mais uma que vem a somar com as dezenas de outros projetos que mantemos junto à comunidade. Nosso espaço é muito acolhedor, bonito e trabalhamos com muita dedicação, carinho e perseverança. Todos confiam e tem a segurança de que sempre haverá muitas novidades boas acontecendo”, afirmou.
A formação dos professores está sendo realizada pela professora doutora Michele Salles El Kadri e o professor doutor Atef El Kadri, ambos docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e sócias da Be Bilingual, empresa que cuida da parte de assessoria pedagógica do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo os professores, a educação bilíngue, no contexto do programa, se caracteriza pelo ensino de conteúdos por meio da língua inglesa e que tem como principal função, principalmente na escola pública, colaborar para novos modos de agir e ser no mundo. Assim, na visão deles, a educação bilíngue extrapola a aprendizagem instrumental de língua inglesa e se torna uma educação integral que busca favorecer acesso à diversos discursos e narrativas.