Das 480 vagas ofertadas na ação da Campanha Novembro Azul de Londrina, neste sábado (25), 431 foram ocupadas por pacientes que compareceram nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) participantes, totalizando uma taxa de 89,79%.
A campanha é voltada para os cuidados com a saúde da população masculina, oferecendo consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais se necessário; atualização de vacinas; e abordagem do tabagista.
Para participar, foi necessário fazer o agendamento prévio, mas quem não conseguiu, pode comparecer às unidades, que oferecem os exames ao longo de todo o ano.
Um dos focos é a prevenção contra o câncer de próstata e a ação alerta aos homens com mais de 45 anos para os cuidados redobrados. O protocolo pede um exame de sangue que detecta a probabilidade de desenvolvimento da doença; a partir do resultado, o médico urologista pode ou não realizar o exame de toque.