Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Biblioteca Pública de Londrina recebe concerto do Quinteto de Cordas nesta segunda

O evento, que integra a 13ª Mostra de Música de Câmara, contará com a participação de alunos do projeto Orquestrando para o Futuro
04 nov 2024 às 07:18
Por: Assessoria de Imprensa

Como parte das comemorações pelo aniversário de 90 anos de Londrina, o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” (OCSL) realizará um concerto na Biblioteca Pública Municipal (Avenida Rio de Janeiro, 413), na segunda-feira (4), às 19h. O evento, que integra a 13ª Mostra de Música de Câmara de Londrina, é gratuito e também contará com a participação dos alunos do projeto Orquestrando para o Futuro.


A noite iniciará com a execução de obras de Mozart, Vivaldi e Piazzolla. Em seguida, os alunos do projeto Orquestrando para o Futuro, que têm como professores os integrantes do Quinteto de Cordas da OCSL, interpretarão composições de Offenbach, Rossini e Carl Orff, em uma apresentação conjunta.


O projeto, que se iniciou em maio deste ano na Biblioteca, é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


Segundo a coordenadora da Mostra de Música de Câmara, Irina Ratcheva, a educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. “Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações do grupo para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes. Através da utilização da arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, foram realizados diversos projetos ao longo dos 26 anos de existência da Orquestra”, destacou.


O evento marcará a primeira apresentação conjunta dos musicistas da OCSL com seus alunos. Ao todo, são 35 participantes no projeto, que recebem aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e percepção corporal e rítmica.

Outras notícias

Homens são flagrados arrombando portão e furtando bicicletas de dentro de residência

Motociclista fica ferida após carro cruzar preferencial na Gleba Palhano em Londrina

Secretaria do Trabalho recebe processo seletivo com 300 oportunidades de emprego


“São priorizados os alunos de escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, mas, como as oficinas estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Municipal, também foram ofertadas para a comunidade externa em geral, devido à enorme procura”, comentou Ratcheva.


O projeto tem como proponente Maria Eduarda Oliveira, que também é produtora da Mostra de Música de Câmara.


Para a diretora de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, eventos como este são fundamentais porque a Biblioteca Pública é um dos equipamentos culturais mais antigos da história da humanidade. “Nós queremos uma biblioteca viva, dinâmica, com várias ações de fruição e produção na área literária e cultural, e que realmente exerça com excelência o seu papel social e cultural na cidade de Londrina”, destacou. 


Feito na Fábrica – Logo após o concerto, o Projeto Fabrincante apresenta mais uma edição do Feito na Fábrica. Essa ação busca conectar a produção do Programa Fábrica à comunidade, ao divulgar os resultados de oficinas realizadas com o patrocínio do Promic em Londrina. Serão exibidos oito vídeos de projetos que integram a rede e uma exposição, com o objetivo de refletir a relação entre patrimônio cultural e identidades locais.


13ª Mostra de Câmara – A 13ª Mostra de Câmara começou em dezembro do ano passado e aconteceu ao longo de 2024, com concertos em igrejas e teatros e eventos didáticos, entre outras atividades. Para dezembro, estão programadas mais ações em celebração ao aniversário da cidade, mas que integrarão a programação da 14ª Mostra de Música de Câmara.


Com o objetivo de agregar conhecimento e promover a valorização da cultura musical brasileira e universal, a Mostra de Música de Câmara, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), promove concertos desde 2011.


A mostra foi idealizada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, através de seu fundador, o violinista e Maestro Evgueni Ratchev, e de sua diretora, a pianista Irina Ratcheva. O projeto, que inseriu a cidade de Londrina em um roteiro nacional, evidencia para o Brasil e para o mundo a música feita com excelência na cidade.


Além da realização de concertos em teatros com solistas convidados, a Mostra de Música de Câmara também inclui masterclasses e apresentações em auditórios, igrejas, escolas e outros espaços.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caminhoneiro sai ileso após capotar em local conhecido por acidentes na BR-376

Cidade
Imagem de destaque

Apelo: mãe procura filho que desapareceu após sair de casa para o trabalho

Cidade

Conheça a história de uma família que ficou completa após o processo de adoção

Cidade

Jovem e adolescente são detidos em posse de pistolas e drogas em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

“Ele disse que não é pra eu chorar, que tá tudo bem”, diz mãe de militar no batalhão

Cidade

Exclusivo: Cinco pistolas furtadas do Exército são recuperadas em Espigão Alto do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Confira lista completa de bairros sem água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Obras da Sanepar afetam abastecimento em Londrina e Cambé na próxima quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Celular de policial militar é encontrado em local onde ocorreu assalto misterioso

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.