Desde o último final de semana, foram pelo menos quatro acidentes graves registrados em Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem estado em alerta e chama a atenção para a imprudência de motoristas e motociclistas.
No sábado, um jovem de 22 anos morreu depois de se envolver em um acidente de moto na Gleba Palhano, próximo a PR-445.
Na madrugada de domingo pra segunda, um casal e duas pessoas ficaram feridas depois de um acidente na rotatória da Avenida Maringá com a Castelo Branco.
Ainda na segunda, quatro pessoas ficaram feridas depois de uma colisão entre dois carros, uma motocicleta e um caminhão na Rodovia Carlos João Strass.
Nesta terça-feira (15), duas pessoas ficaram gravemente feridas na batida entre duas motos na Avenida Jules Verne.
As causas desses acidentes ainda serão investigadas, mas chamam a atenção para o comportamento no trânsito.
Para alertar motoristas e motociclistas, a CMTU tem realizado várias ações com foco principalmente no respeito aos limites de velocidade. Recentemente, a companhia divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando casos reais de desrespeito às normas de trânsito. Em um dos casos que aparece no vídeo, o carro trafegava com o dobro da velocidade permitida na via.
Em junho, a CMTU reduziu a velocidade das Avenidas Juscelino Kubitschek, Tiradentes e Santos Dumont de 60 para 50 quilômetros, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito. Por enquanto, a companhia não pretende alterar a velocidade de outras avenidas da cidade, mas não descarta essa possibilidade caso, considere necessário.
“Um trânsito seguro depende da nossa atitude e também das ações do poder público, e o poder publico vai tomar as ações. O que nós queremos é monitorar. Não é autuar, necessariamente, mas monitorar para que a gente saiba dizer onde está o problema, e se necessário for, fazer a fiscalização”, afirmou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.