A Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel, que reúne mais de 60 entidades para discutir o desenvolvimento sustentável da maior cidade do Oeste do Paraná, realizou sua primeira plenária itinerante na manhã desta sexta-feira (07). Durante o encontro, ficou definida como prioridade para Cascavel a criação do Contorno Norte.
A Codesc vai cobrar do município e do governo estadual a liberação dos recursos para a obra, estimada em R$ 500 milhões. O principal objetivo do Contorno Norte é desviar os veículos do perímetro urbano de Cascavel, especialmente na região central.
O encontro também defendeu a priorização do Contorno Norte em relação ao Contorno Sul, com base em estudos que apontam um volume de circulação de veículos muito maior no trajeto norte. Contudo, ainda não existe um projeto definitivo para o traçado da obra.
Essa pauta ganhou relevância em 2024, atraindo até mesmo o interesse do Parque Tecnológico da Usina de Itaipu, que assinou uma carta de interesse junto ao DNIT para que o parque arque com os custos do estudo de impacto técnico, ambiental e econômico do projeto.
A ideia da reunião foi também estimular o município de Cascavel a estruturar o projeto da obra e buscar recursos junto ao Estado do Paraná para custear a execução.