Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Cohab lança edital para construir 2.649 moradias populares em Londrina

Unidades destinadas a famílias de baixa renda serão financiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que há 8 anos não destinava recursos ao Município
24 out 2025 às 14:30
Por: Portal Tarobá

Na manhã desta sexta-feira (24), a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) lançou um Edital de Chamamento Público destinado a empresas interessadas em construir novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda no município.  A companhia está habilitada a viabilizar a execução de até 2.649 moradias nos próximos programas federais e em parcerias com o setor privado, consolidando Londrina como um modelo em políticas de habitação social e infraestrutura sustentável no país. O lançamento do edital ocorreu durante uma solenidade na sede da Cohab-LD.


O programa deve beneficiar diretamente mais de 10 mil pessoas. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado, além de construtoras e entidades do setor.


As 2.649 unidades habitacionais fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e serão subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que permite o pagamento de prestações de baixo valor e amplia o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.  Poderão ser contempladas com as novas moradias as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. As parcelas mensais variarão entre aproximadamente R$ 80 e R$ 330. Já os beneficiários de programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, terão isenção total do pagamento pelas unidades.


Mais de 4 mil moradias em 2025 – Atualmente, Londrina está entre as três cidades que mais constroem habitações populares no Paraná. Proporcionalmente, o município possui o maior programa habitacional social do Brasil, considerando a relação entre unidades e habitantes. Somente em 2025, foram viabilizadas 4.012 novas moradias, beneficiando cerca de 18 mil pessoas, tanto na zona urbana quanto na rural.


O prefeito Tiago Amaral destacou o fato do FAR ser um programa essencial dentro da política habitacional, já que é voltado a famílias com renda de até dois salários mínimos. “Nós estamos falando das pessoas mais vulneráveis de Londrina. A estimativa é que o município tenha cerca de 3.500 pessoas vivendo em áreas de invasão, em condições de extrema precariedade. Com essas mais de 2.600 moradias que estamos lançando agora, a ideia é praticamente atender esse mesmo número de famílias que hoje vivem em situação irregular e sem condições dignas de moradia. Isso é algo histórico para Londrina”, afirmou.

Outras notícias

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Paraná usa tornozeleira eletrônica para proteger mulheres com medida protetiva

Rio Bonito do Iguaçu Inicia um lento recomeço em busca de reconstrução


O prefeito ressaltou ainda que a cidade não teve nenhuma captação de moradias do FAR nos últimos oito anos. “Somente neste ano, já lançamos 740 unidades que estão em construção e agora mais 2.649. Queremos avançar ainda mais, mas esses números já mostram o nosso foco que é cuidar das pessoas que mais precisam, especialmente aquelas que vivem em áreas periféricas, em situação de extrema vulnerabilidade, sem saneamento, sem água e sem energia elétrica regularizada. Estamos posicionando Londrina como uma cidade inovadora em políticas habitacionais voltadas às famílias de baixa renda”, concluiu Amaral.


O presidente da Cohab-LD, Luciano Godoi, explicou que as novas unidades habitacionais serão construídas em diferentes regiões de Londrina e em áreas que já têm infraestrutura.  “Nós estamos aproveitando os chamados vazios urbanos, ou seja, áreas já inseridas na malha da cidade. Esse formato permite reduzir o uso de recursos públicos, pois quando se escolhem terrenos muito distantes, o custo com infraestrutura, como asfalto, rede de esgoto e equipamentos públicos, como escola, torna-se muito alto e pode inviabilizar o projeto. Por isso, as moradias estarão distribuídas por várias regiões da cidade, como as zonas leste, sul e norte. Agora, com o lançamento do edital, a Cohab-LD tem até abril para apresentar os projetos e iniciá-los junto à Caixa”, destacou.


A deputada federal Lenir de Assis, que representou o Ministério das Cidades no evento, destacou a satisfação em participar desse momento importante para a Cohab-LD.  “Há 11 anos a Cohab não tinha condições de assinar contratos como este que se firma agora, por isso é uma grande alegria celebrar esta conquista. É muito positivo ver que as prefeituras do Paraná estão acessando os recursos dos programas do Governo Federal, que são numerosos e de extrema importância. Aos empresários e construtoras de Londrina, faço um convite para que participem deste edital, pois precisamos garantir o maior número possível de habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida nesta nova etapa. Este momento é um marco para os 60 anos da Cohab”, ressaltou a deputada.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Segurança e comunidade: novo presidente do CONSEG de Cascavel detalha planos de gestão

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio contra idoso espancado em Ibiporã

Cidade

Tetrafônica leva rock nostálgico para o palco do Sextou na Concha nesta sexta-feira

Cidade

Após dias, abastecimento de água retorna lentamente ao Jardim Coliseu em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.