A prefeitura de Londrina divulgou como serão os atendimentos dos órgãos municipais, por conta do feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina, celebrado na sexta-feira (7),
A sede administrativa da prefeitura estará fechada na data comemorativa e retomará o funcionamento regular na segunda-feira (10).
A mesma regra vale para os polos descentralizados das secretarias e órgãos vinculados ao Executivo, que também não terão expediente no dia 7. Isso inclui a Cohab-LD, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Acesf, Procon-LD, Sema e outros. Já os serviços considerados essenciais continuarão operando no feriado e também neste fim de semana, sem interrupções ou prejuízos. Esses trabalhos abrangem atendimentos de saúde, segurança pública, serviços funerários e outros, que permanecerão funcionando.
O feriado religioso do padroeiro de Londrina é uma data móvel celebrada na segunda sexta-feira após o dia de Corpus Christi. Em 2024, a oficialização e vigência é norteada pelo Decreto nº 75, publicado no dia 17 de janeiro e assinado pelo prefeito Marcelo Belinati.
Educação – Todas as unidades escolares que integram a rede municipal de ensino não terão aulas no dia do feriado em Londrina, e abrirão novamente na segunda-feira, incluindo as escolas, Centros Municipais de Educação (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados.
Saúde – Na sexta-feira (7), estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica Municipal, a Farmácia Municipal e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infantil (CAPS I). Essas unidades de saúde reabrem para atendimento aos usuários na segunda-feira (10), em horário normal.
No dia 7 e em todo fim de semana, funcionarão normalmente os plantões dos Prontos Atendimentos (PA) do Maria Cecília (18 horas) e do Jardim Leonor (24 horas). Estarão abertas, 24 horas e todos os dias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Jardim do Sol) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), esta última para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue.
Os atendimentos realizados pelo Pronto Atendimento (PA) do União da Vitória, cujo prédio está passando por reformas, ocorrem na UBS do Ouro Branco, com funcionamento das 7h às 23h, também operando regularmente na sexta-feira, sábado e domingo, sem nenhuma alteração.
O Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai, Pronto Atendimento Psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192) também atenderão normalmente, todos os dias.