Após mais de 30 anos enfrentando dificuldades com o acesso à água potável, a comunidade rural Centralito, em Cascavel, celebra uma conquista histórica. Cerca de 100 famílias passarão a receber água tratada diretamente em suas casas, graças ao programa Sanepar Rural, que está construindo um novo sistema de abastecimento na região.
Moradora antiga da localidade, Augusta conta que sempre precisou recorrer a poço artesiano para ter água em casa. Agora, com a chegada da rede de distribuição, o sentimento é de alívio.
Além de Cascavel, outras comunidades rurais dos municípios de Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Jesuítas, Nova Aurora e Ouro Verde do Oeste também serão beneficiadas com obras semelhantes. Ao todo, 4,8 mil moradores da região Oeste e Sudoeste do Paraná terão acesso ao abastecimento por meio de redes que somam mais de 359 mil metros.
O investimento total é de R$ 8,7 milhões, destinados à construção e operação de poços artesianos, estações de tratamento e redes de distribuição de água. Em algumas comunidades do Sudoeste, como em Flor da Serra do Sul, Mariópolis, Salgado Filho e Santo Antônio da Saudade, o sistema já está em funcionamento e atende atualmente 596 pessoas.
Outros 17 sistemas estão com obras em andamento, com expectativa de beneficiar mais 3.500 paranaenses da zona rural até o fim de 2026. Nos últimos 40 anos, o programa Sanepar Rural já implantou cerca de 2,4 mil obras e 128 mil ligações de água em áreas rurais. Só na região Oeste e Sudoeste, quase 5 mil pessoas foram atendidas nos últimos seis anos.