Prevenir e enfrentar o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes, protegendo este público, conscientizando e convidando a população a refletir sobre o tema. Esse é um dos focos das ações que a rede socioassistencial de Londrina realiza permanentemente, e que são intensificadas neste mês de maio em prol da luta contra todas as formas de exploração que acometem o público infantojuvenil. Neste sábado (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um grande ato público será promovido na Concha Acústica, a partir das 8h, com programação até as 11h30.
Para o evento, como já ocorre anualmente, são esperadas milhares de pessoas, entre aquelas atendidas pelos serviços integrados e políticas públicas no município, profissionais das equipes multidisciplinares de diferentes instituições, além de autoridades locais e o público em geral. Está prevista a presença de 1.600 crianças e adolescentes, aproximadamente. Além de fortalecerem a concentração da manifestação e serem protagonistas, eles farão apresentações culturais no palco da Concha Acústica.
A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Conselho Tutelar e da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e parceiros como as secretarias municipais de Educação e de Defesa Social, bem como a CMTU, entre outros.
A previsão é que a programação tenha sete instituições como atrações culturais, reunindo momentos de música, teatro, dança e poesia. As apresentações foram ensaiadas no decorrer de 2024 e serão feitas pelo Instituto Adama, Instituto União para a Vitória, Associação Guarda Mirim de Londrina, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Meprovi Pequeninos, Marista Escola Social Irmão Acácio, Escola Manain e Instituto Murialdo – Epesmel.
Todas as atividades realizadas durante o mês de maio giram em torno do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data cujas atividades marcarão o 24º ano de iniciativas referentes a este marco. Essa data está ligada à campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes” e às ações do Maio Laranja.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, reforçou o convite aos londrinenses para que prestigiem as ações e ajudem na divulgação do ato público no dia 18. “Essa manifestação pública já faz parte da cultura londrinense e envolve várias atividades em todos os territórios da cidade, em diferentes dias, fortalecendo tudo o que já é feito durante todo o ano. Nós chamamos a atenção para a data do dia 18, conversamos com as crianças e adolescentes sobre como podemos protegê-los e como eles podem se proteger da violência, sabendo de seus direitos. O ápice do mês de maio ocorre sempre com o ato na Concha Acústica, onde as crianças e adolescentes fazem apresentações preparadas antes e é muito bonito de assistir”, afirmou.