Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Copel admite erro em instalação de medidores e segue ressarcindo consumidores afetados em Cascavel

23 jul 2025 às 12:40
Por: Portal Tarobá

A Copel confirmou que valores indevidos foram cobrados nas contas de energia elétrica de consumidores de Cascavel, após erro no protocolo de instalação de medidores inteligentes. Apesar do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público não ter sido assinado pela companhia, a empresa afirma que começou o ressarcimento assim que os primeiros problemas foram identificados.


Segundo a promotora responsável pelo caso, aproximadamente 70% das pessoas que procuraram o Procon e tiveram a cobrança indevida confirmada já tiveram a situação regularizada. A própria Copel teria admitido que a falha ocorreu na instalação dos novos medidores, o que gerou alterações nos registros de consumo.


Três medidores foram periciados aleatoriamente e não apresentaram defeitos técnicos, reforçando a hipótese de que o erro aconteceu no procedimento de instalação. Novos testes ainda devem ser realizados para garantir total transparência e segurança aos consumidores.


O Ministério Público continua investigando o caso e solicitou ao Procon que entre em contato com os consumidores que fizeram reclamações para verificar se os ressarcimentos foram devidamente realizados.

Em nota, o Procon informou que todas as manifestações recebidas estão sendo analisadas individualmente e que a conduta da concessionária será apurada conforme prevê a legislação.

Outras notícias

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Paraná usa tornozeleira eletrônica para proteger mulheres com medida protetiva

Rio Bonito do Iguaçu Inicia um lento recomeço em busca de reconstrução


A Copel, por sua vez, relatou que implementou melhorias no processo de instalação e leitura dos novos medidores, além de manter diálogo constante com os clientes, Ministério Público, Câmara de Vereadores e o próprio Procon. Segundo a companhia, essas medidas já haviam sido adotadas antes mesmo do recebimento oficial do TAC e os resultados foram encaminhados ao MP no último dia 15 de julho.


O Ministério Público reforça que os consumidores que ainda enfrentam problemas ou não foram ressarcidos devem procurar o Procon para que os casos sejam acompanhados individualmente.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Segurança e comunidade: novo presidente do CONSEG de Cascavel detalha planos de gestão

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio contra idoso espancado em Ibiporã

Cidade

Tetrafônica leva rock nostálgico para o palco do Sextou na Concha nesta sexta-feira

Cidade

Após dias, abastecimento de água retorna lentamente ao Jardim Coliseu em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.