Todos os locais
Todos os locais
Cidade

CP contra a vereadora Mara Boca Aberta ouve novo depoimento nesta segunda

29 abr 2024 às 13:17
Por: Assessoria de Imprensa

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) a última audiência de instrução da Comissão Processante (CP) da Câmara de Londrina que apura denúncia contra a vereadora Mara Boca Aberta. Com a ausência das duas pessoas que haviam sido indicadas pela defesa da parlamentar para prestar depoimento, apenas a vereadora foi ouvida. 


Seriam colhidos na manhã de hoje os depoimentos de mais uma das três testemunhas  de defesa, que acabou dispensada pelos advogados de Mara Boca Aberta, bem como do filho da vereadora, Matheus Petriv, como informante, além da própria vereadora. Matheus, contudo, não compareceu, por estar em viagem. A Comissão Processante informou que o o filho da vereadora poderia ser ouvido de forma remota e aguardou por 60 minutos, mas a defesa afirmou que não conseguiu contato.


Matheus prestaria depoimento na última sexta-feira (26), quando os advogados de Mara solicitaram que a oitiva do informante passasse para a audiência da manhã desta segunda. Como o filho da vereadora novamente não compareceu, a comissão entendeu que houve desistência. Diante da ausência de Matheus e da dispensa da testemunha, a CP tomou o depoimento de Mara Boca Aberta, que respondeu a questionamentos dos vereadores.


Com isso, a vereadora terá cinco dias para se manifestar sobre documentos juntados ao processo pela comissão e mais cinco dias para apresentar suas alegações finais. Depois disso, o relator da CP, vereador Mestre Madureira (PP), fará o relatório final, que será apresentado aos demais membros: vereadora Lu Oliveira (Republicanos) e vereador Santão (PL). O parecer final indicará a procedência ou improcedência da acusação, com solicitação ao presidente da Câmara de convocação de sessão para julgamento. 


Na sessão de julgamento, serão lidas as peças requeridas por qualquer dos vereadores e pelos denunciados, e, a seguir, os que desejarem poderão manifestar-se verbalmente, pelo tempo máximo de 15 minutos cada um. Ao fina, a denunciada, ou seu procurador, terá o prazo máximo de duas horas para produzir sua defesa oral.

Outras notícias

Comando da 15ª brigada de infantaria Mecanizada emite nota sobre desaparecimento de armas

Nove pistolas Beretta 9mm desaparecem do 33ºBIMEC em Cascavel

Idoso que estava desaparecido é encontrado e resgatado em área de mata em Cascavel


Concluída a defesa, será realizada votação nominal de cada uma das infrações indicadas na denúncia. A denunciada será afastada definitivamente do cargo se houver o voto de dois terços, pelo menos, dos membros da Câmara, em curso de qualquer das infrações especificadas na denúncia. 


Concluído o julgamento, o Presidente da Câmara proclamará imediatamente o resultado e fará lavrar ata que consigne a votação nominal sobre cada infração, e, se houver condenação, pode expedir o decreto legislativo de cassação do mandato. 


Se o resultado da votação for pela absolvição, o presidente determinará o arquivamento do processo. Em qualquer dos casos, o presidente da Câmara comunicará à Justiça Eleitoral o resultado.


Todo o processo da CP deverá ser concluído em 90 dias contados da data de  notificação da acusada. Transcorrido o prazo sem o julgamento, o processo será arquivado, sem prejuízo de nova denúncia ainda que sobre os mesmos fatos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Família comunica a morte de Deoclécio Tacca em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Semana deve ter dias nublados e chuvosos em Londrina, segundo o Simepar

Cidade

Londrina tem mais de 900 vagas de emprego disponíveis para esta semana

Cidade

Quase 3 mil candidatos não comparecem Ao primeiro dia de prova do Vestibular UEL 2025

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Cidade
Londrina e região

Moradora de Londrina comemora 105 anos rodeada de filhos e familiares

Cidade
Londrina e região

Chuva de meteoros Leonídeos iluminam o céu do Paraná no fim de semana

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Pais de casal morto durante atentado em escola de Cambé pedem R$ 2 mi de indenização

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.