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Defesa Social apresenta balanço das ações da GM e Defesa Civil em 2024 em Londrina

Central telefônica da Guarda Municipal registrou 22.809 atendimentos no período
30 jan 2025 às 07:38
Por: N.com

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) divulgou um balanço das atividades realizadas pela Guarda Municipal (GM) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) ao longo de todo o ano passado.


Central de emergência


De acordo com o Setor de Estatística da pasta, entre janeiro e dezembro de 2024, a Central de Emergência e Monitoramento da Guarda Municipal realizou um total de 22.809 atendimentos às chamadas que chegaram via telefones 153 (GM) e 199 (Defesa Civil).


No mesmo período, a Central registrou 66 ligações por engano, número quase 90% menor que o contabilizado em 2023, quando foram 594. A quantidade de trotes nos telefones de emergência da Secretaria também caiu entre um ano e outro (87%), passando de 344 para 43 casos.

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A avaliação da pasta é que essa diminuição é resultado das campanhas educativas do Projeto “Informar para Proteger”, desenvolvido pela Secretaria no entorno das unidades de saúde e nas escolas do Município, entre outros prédios públicos. A Defesa Social reforça o pedido para que as famílias orientem as crianças e adolescentes sobre os problemas e transtornos que o trote pode causar. As campanhas educativas serão reforçadas em 2025.


Apoios diversos


A instituição realizou 484 ações de apoio a outros órgãos e entidades (secretarias municipais, instituições públicas e privadas); 236 registros de apoio à empresa terceirizada responsável pelo recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas; 61 fiscalizações em imóveis abandonados e 50 fiscalizações em ocupações irregulares. Também houve 2.868 cumprimentos de ordens de serviço para apoio em eventos escolares, musicais, esportivos, fiscalizações, religiosos, sociais e em operações, entre outros.


Fiscalização de Trânsito


O serviço de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal de Londrina funciona 24 horas, todos os dias. No último ano, os agentes lavraram 18.268 autos de infração de trânsito. O setor contabilizou ainda 1.277 veículos, sendo 676 carros, 560 motos, entre outros, que foram recolhidos ao pátio municipal por terem sido flagrados com diversas irregularidades e, em vários desses casos, por estarem colocando em risco a segurança do trânsito.


Tráfico de drogas


Durante os patrulhamentos realizados pelas equipes da GM no entorno dos prédios públicos, foram registrados 174 flagrantes relacionados ao achado de entorpecentes e ocorrências de tráfico de drogas. A Guarda Municipal também apreendeu quase 135 kg de substâncias entorpecentes variadas, sendo 129,224 kg de maconha, 4,492 kg de cocaína e 1,088 kg de crack, além de 247 comprimidos de ecstasy, 114 porções de haxixe e 44 frascos de lança perfume.


Em 2024, a GM realizou 81 encaminhamentos para delegacias da cidade, sendo 60 homens e 13 mulheres, além de oito adolescentes, resultado do trabalho de todos os grupamentos da Guarda, entre eles o Grupo de Operações com Cães (GOC).


Patrulha Maria da Penha


O balanço do ano passado, trouxe ainda 400 casos de flagrantes de violência contra a mulher, sendo 233 atendimentos a medidas protetivas descumpridas e 167 para casos sem medida judicial. No período, 105 agressores foram detidos em flagrante.


O botão de emergência, disponibilizado pelo aplicativo da Guarda Municipal a todas as mulheres que têm medida protetiva, foi acionado 106 vezes ao longo de 2024. A Patrulha Maria da Penha da GM é um serviço amparado pela lei municipal nº 13.276/2021, que instituiu a Patrulha em Londrina como instrumento de atuação na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica.


Guarda Escolar


Em 2024, o projeto Palestras nas Escolas da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) esteve em todas as 88 escolas municipais, inclusive nas unidades localizadas nos distritos e assentamentos. No total, 7.700 crianças e adolescentes participaram das palestras educativas sobre temas como violência intrafamiliar, drogas, bullying, segurança, abuso infantil, entre outros, tanto nas escolas municipais (5.040) quanto nas escolas estaduais, particulares e projetos sociais (2.660).


Já o projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) atendeu 218 alunos de quatro escolas municipais: E.M. Machado de Assis, região sul; E.M. Sônia Parreira Debei, região norte; E.M. João XXIII, região oeste, e E.M. Maria Irene Vicentini Theodoro, região leste. Ao final das atividades todos receberam uma certificação oficial.


Além disso, o GMEC registrou 26 fichas Sinan, sendo 21 relacionadas às palestras. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) – Ficha Sinan é um documento que coleta dados e gera informações, avaliando o risco para o encaminhamento à rede de proteção à criança (Conselho Tutelar) para providências.


A ação Papai Noel Azul, desenvolvida voluntariamente pelos guardas municipais Santos e Yamashita, voltada para o público infantil, beneficiou 820 crianças em creches municipais, filantrópicas e projetos sociais. Durante o trabalho eles participaram da entrega de presentes e interagiam com a comunidade.


Patrulhamento escolar


A fim de garantir a segurança dos professores, alunos e servidores das escolas municipais, todas as equipes operacionais da Guarda Municipal realizaram 13.267 ações de acompanhamento de entrada e saída, nos períodos matutino, vespertino e noturno, no caso da Educação de Jovens e Adultos.


Centro de Formação


O Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina é responsável por promover capacitações, instruções e atualizações de métodos e procedimentos, necessários para o bom desempenho das atividades diárias dos guardas municipais. Em 2024 foram ministradas 1.852 horas-aula em cerca de 27 atividades.


O Centro também viabilizou instruções de segurança escolar para professores da rede municipal (507); armamento e Defesa Civil para os atiradores do Tiro de Guerra (200); segurança escolar para os inspetores de escolas (242), e instrução de Rádio Operador e Comunicação assertiva para os servidores do Samu (47), alcançando aproximadamente mil pessoas.


Defesa Civil


No ano passado, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 320 ocorrências pelo telefone 199, sendo 211 quedas de árvore; 40 contenções de derramamento de óleo na pista; 28 alagamentos; 18 deslizamentos; 16 destelhamentos; cinco inundações e um caso de enxurrada. As equipes realizaram ainda 195 vistorias em residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos com riscos estruturais.


Em 2024, a Defesa Civil Municipal também coordenou, com o apoio de outros órgãos e da própria população londrinense, o recebimento de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 120 toneladas de alimentos foram gerenciadas e despachadas pelo órgão.


Setor administrativo


Em 2024, a Guarda Municipal de Londrina passou por um plano de reestruturação focado em melhorias estruturais e na aquisição de novos equipamentos e veículos, entre eles 6 viaturas, sendo uma picape destinada à Defesa Civil, entre outros SUV Compacto, que estão sendo utilizados pela Patrulha Maria da Penha.


Além disso, a Guarda Municipal recebeu 15 fuzis calibre 5.56, reforçando a capacidade de combate à criminalidade, tanto na área urbana quanto nas regiões rurais de Londrina, por meio da Patrulha Rural.


Serviço


Lembrando que os telefones da Guarda Municipal de Londrina (153) e da Defesa Civil Municipal (199) estão à disposição dos londrinense todos os dias da semana, 24 horas. Outra ferramenta de contato da população com a GM é o aplicativo 153 Cidadão, que está disponível para download e é gratuito.

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