Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Deficiente visual fará palestra sobre relação com cão-guia nesta terça

20 nov 2023 às 11:33
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A relação de Xarife com Thiago é mais do que uma relação de um cachorro com seu dono. Xarife é um alicerce físico e emocional que auxilia Thiago nas atividades do dia a dia. O relato desta experiência será tema da palestra “Enxergando no Escuro: O suporte de cães-guia às pessoas com deficiência visual”, que será ministrada na próxima terça-feira (21), às 9h, pelo psicólogo Thiago Bornia. A palestra será realizada no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB) e é aberta para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste endereço e a participação da direito ao certificado.


A palestra está sendo organizada pelo professor do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (CCB), Guilherme Bracarense Filgueiras, e faz parte das atividades de um grupo de estudantes de Psicologia da UEL que se dedica a estudar princípios da aprendizagem com animais e como são feitos treinamentos com cães-guia. 


Thiago Bornia tem a Síndrome de Usher, doença hereditária que implica na perda progressiva da visão e na deficiência auditiva. A perda visual é, nestes casos, resultado da retinose pigmentar, uma doença degenerativa que, na maior parte das vezes, se manifesta na adolescência ou no começo da vida adulta. Com ele, o diagnóstico veio aos 12 anos de idade, havendo a perda da visão “aos poucos”. Já o diagnóstico para a síndrome veio posteriormente, conta Bornia. 


Uma característica fundamental na vida de Thiago atualmente, e que será o ponto-chave da palestra, é a parceria com seu cão-guia, o Xarife. É ele que dá o suporte necessário para tarefas do cotidiano e acompanha o tutor em suas atividades. Thiago está com Xarife há quatro anos e meio e conta que a parceria começou quando o cão tinha dois anos de idade. Para ele, os caminhos ganham uma nova dinâmica com a interação de Xarife.


O cão-guia, assim como a bengala, é utilizado na orientação e na locomoção das pessoas com deficiência visual. “O cão-guia gera autonomia para a pessoa com deficiência visual, porque a maneira que a gente vai encontrar os objetivos junto com o cão é diferente de quando a gente faz o uso de bengala”, conta ele. 


Thiago também conta que Xarife é doador de sangue para o Hospital Veterinário (HV) da UEL. A cada três meses, ele leva o cão para contribuir com o banco de sangue do HV. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caminhão tomba na PR-484 e motorista fica ferido em Boa Vista da Aparecida

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica gravemente ferido ao sofrer acidente de trabalho na área rural de Cascavel

Cidade

Polícia apreende mais de 100 quilos de crack e prende homem em Umuarama

Cidade

Polícia apreende caminhão com mais de 11 mil pacotes de cigarros em Guaíra

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Cidade
Londrina e região

Motorista baleado morre após colisão e capotamento na PR-545 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.