A vizinha Argentina,, tem sido destaque nos noticiários por conta da crise política e das atitudes enérgicas do Governo pra driblar a inflação. Mas o país é muito mais que isso… E nós não estamos falando de futebol! A Argentina se destaca pelo turismo e conquista pelo estômago!
As ruas de Buenos Aires são cheias de histórias. Primeiro os povos indígenas caçadores, chamados por outros povos de “homens de gordura” que se alimentavam quase exclusivamente de carne. Depois, vieram as investidas europeias na tentativa de conquistar a região. A arquitetura histórica, é um traço marcante da colonização espanhola,, notada a cada esquina do centro da capital. E é conhecendo um pouco da história da narrativa, que podemos entender o porque a gastronomia do país vizinho é tão premiada mundialmente, principalmente quando o assunto é boa carne. Mas a massa não deixa nada a desejar.
E nem precisamos ir tão longe. A poucos minutos do Brasil, na fronteira com Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu se destaca pela vasta opção de restaurantes, e adegas, é claro. Mas e quando em um mesmo lugar encontramos tudo?! Vinhos e boa comida?! Aí não tem jeito. É sucesso na certa.
Na Argentina o comum são as meses cheias. A fartura é a regra nos restaurantes do país. Que também se destaca pelo presunto de parma e pelas conhecidas azeitonas.
Um dos ícones da culinária Argentina são elas… as empanadas! É impossível você visitar Puerto Iguazu e não saborear uma dessas.
Num contraste a cultura do “tempero brasileiro” o chef argentino destaca a importância de um tempero sutil, que não sobressaia ao sabor da carne. Um sal moderado. Um toque especial.
E além da boa comida, a experiência oferecida pro turista conta demais. Restaurantes com espaços diferenciados e peculiares são cada vez mais procurados. Aqui, o destaque é para o contato com a natureza.
A inflação faz com que a cotação entre real e peso argentino varie bastante. Mas em média, com um real no pais, se compra entre 170 e 210 pesos argentinos. Ou seja, a Argentina segue sendo um destino barato para o brasileiro e surpreendente. Dizem que quando a paixão começa pelo estômago, afinal, o casamento é certo!