Depois da série de reportagens Avança BR-163 e uma longa espera por soluções, surge uma luz no fim do túnel. O diálogo com o governo federal foi retomado.
Em ofício, o ministério dos transportes informou, no final de junho, que o Denit tem realizado o levantamento dos serviços remanescentes, para a realização de uma nova licitação para retomada das obras na br 163 e melhorias que atendem a comunidade.
Em setembro uma assembleia será realizada para a formulação de um documento com as demandas que a população solicita.
As obras na BR-163 começaram em 2015, mas foram alvo de mal uso de recursos e ate abandono de obra, deixando para traz as maiores empreitadas, como trincheiras e viadutos como esse, que abandonado, está escondido em meio ao mato, como mostrado na série de reportagens avança br 163, mole que reflete o desejo de toda a região.
No ano passado, o DNIT licitou serviços de adequação e agulhamento dos trechos já duplicados, foram liberados 24 quilômetros, incluindo a ponte sobre o Rio Iguaçu.
Nossa equipe percorreu a BR-163 e registrou pistas que deveriam suportar a passagem de caminhões para o escoamento da safra em condições que colocam motoristas em risco. O concreto que deveria conferir durabilidade a pista, hoje está cheio de buracos e com remendos de piche, evidênciando a urgência das melhorias na br.
Nas comunidades de Cerro Azul e Tangara, cortadas pela br, na altura do km 48, outras reivindicações: um trevo e sinalização, para frear a onda de acidentes.
Outras grandes obras, como o viaduto de Capitão e Capanema, ainda precisam ser finalizadas.
Além de novas reivindicações, de ajustes identificados pela população.