A obra de duplicação da PR-445 entre os distritos Lerroville e Irerê, em Londrina, no Norte do Paraná, deve começar em outubro. A intervenção dá sequência à ampliação da capacidade da rodovia, essencial para o escoamento da produção regional. O investimento será de R$ 470 milhões para a duplicação de 23,8 quilômetros.
A execução ficará sob responsabilidade da Caminhos do Paraná, antiga concessionária do trecho, conforme acordo judicial firmado com o Estado do Paraná e homologado pela Justiça Federal.
Com a nova etapa, a duplicação total da PR-445 chegará a 66 quilômetros. O primeiro lote, de 15,8 km entre Londrina e Irerê, foi entregue em 2021, e o segundo, de 27 km entre Lerroville e Mauá da Serra, foi inaugurado em setembro deste ano.
O projeto técnico inclui oito novas pontes, duas interseções em nível nos acessos a Guaravera e Taquaruna, seis retornos em nível, correções de traçado, pontos de ônibus, acessos em nível e restauração completa da pista existente. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e atualizado pela concessionária.
A duplicação é considerada histórica para Londrina e região, aguardada há décadas, e oferece uma alternativa segura e eficiente à BR-376 para o escoamento da produção até o Porto de Paranaguá.
O acordo judicial que viabilizou a obra resultou da parceria entre DER/PR, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ministério Público Federal (MPF) e Agepar, garantindo a continuidade dos trabalhos sem custos adicionais ao Estado.
O trecho Lerroville–Mauá da Serra, com 27 km, recebeu R$ 249,3 milhões em investimentos. O novo pavimento, de 7,20 metros de largura, conta com duas faixas de rolamento, acostamentos externos e faixas de segurança interna, priorizando durabilidade e conforto.
Também foram construídos marginais, acessos, retornos e pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz, além do viaduto no acesso a Tamarana. A implantação de um viaduto em Lerroville segue em andamento, com conclusão prevista para dezembro de 2025.