Um levantamento do Tribunal de Contas do Paraná afirma que pouco mais da metade de todas as escolas municipais do estado não tem bibliotecas.
O que toda boa escola precisa ter? fomos conhecer a escola municipal Josinete Holler em Foz do Iguaçu. Em uma volta rapida da pra ter uma noção do lugar. O local tem uma quadra de esportes ainda em construção, salas de aula, cozinha com refeitório, playground, pátio, sala de computação, espaço multimídia e biblioteca. Por mais que a modernidade traga novos elementos para a educação dos alunos os livros também precisam ser prioridade. Mas o que define a existência e uma biblioteca? É o espaço?/ Em outra escola, a Rosalina Amorim da Silva, que é mais modesta, a biblioteca se resume a uma estante numa sala de convivência. A secretária de educação afirma que outros fatores precisam ser levados em conta, não só o espaço.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou um dado preocupante no seu último relatório. Apontou que de todas as escolas municipais do estado apenas 44% tem bibliotecas, ou sejs, menos da metade. Em Foz do Iguaçu esse número também chama a atenção, das 95 unidades, entre escolas e Cmeis apenas 23 possuem biblioteca.
Os dados foram apresentados essa semana durante um encontro da escola de gestão do TCE em Foz. O relatório foi apresentado a servidores públicos e vereadores que também trabalham para fiscalizar o poder executivo em várias cidades da região, informações que podem servir de alerta e fundentar novas políticas.
Atualmente uma das poucas escolas fechadas é a carlos gomes, que passa por reformas, para estudar os alunos são levados todos os dias de onibus para a escola érico veríssimo que ainda tem salas disponíveis. A melhoria nos espaços de educação do município e ampliação de recursos aos alunos depende de planejamento.